Batalhão da PM inicia policiamento comunitário em bairros de Curitiba

O 12º Batalhão de Polícia Militar está oferecendo à comunidade uma nova modalidade de policiamento: o Pelotão de Policiamento Comunitário (PPC). O trabalho é voltado a identificar os problemas de segurança pública na área de atuação do 12º Batalhão e buscar melhorias em conjunto com a população. Essa semana, o bairro Santa Felicidade é alvo das atividades.

De acordo com o Comandante do 12º Batalhão, tenente-coronel Wagner Lúcio dos Santos, a iniciativa visa estabelecer uma relação mais próxima com os cidadãos. “Esse pelotão será exclusivamente voltado ao atendimento comunitário da população. Serão feitas visitas a comércios e residências a fim de verificar a situação de segurança pública para depois atuarmos de maneira mais eficaz na garantia da tranquilidade e da ordem”, disse.

Segundo o comandante do Pelotão de Policiamento Comunitário, tenente Maylon Eduardo de Paula Cochek, os policiais militares atuarão com viaturas e módulos móveis nos principais eixos comerciais dos bairros que recebem atendimento do 12º BPM, principalmente onde há maior incidência de crimes. “Vamos até esses locais e intensificaremos o policiamento com os módulos móveis e com patrulhamento pelas vias mais movimentadas. Também teremos pontos-base de policiamento nos locais de grande fluxo de pessoas, próximo às áreas comerciais e que necessitam da presença reforçada da PM, inibindo crimes e proporcionando mais segurança ao cidadão”, destacou.

INTERAÇÃO – Também estão sendo feitas visitas às residências e comércios para interagir com os cidadãos e avaliar a qualidade do serviço prestado pela corporação. Por meio do preenchimento de uma ficha, cada cidadão pode relatar quais as necessidades em relação à segurança pública, o que pode ser melhorado, bem como apontar quais as atividades têm surtido efeito e garantido a segurança de todos.

“A visita é formalizada por meio de um formulário onde eles relatam a satisfação do serviço prestado, medindo a qualidade do serviço e verificando a satisfação dos comerciantes e moradores com o trabalho da PM”, disse o tenente Cochek.