Curitiba celebra Dia do Choro com apresentação na Feirinha do Largo

Abril é o mês do Choro, estilo musical brasileiro que surgiu no Rio de Janeiro, há mais de 100 anos. A comemoração é uma homenagem ao compositor, arranjador, instrumentista e maestro Alfredo da Rocha Vianna Filho ou Pixinguinha. O autor de Carinhoso, Odeon, Urubatan, entre outros, nasceu em 23 de Abril de 1897. Neste domingo, Dia Nacional do Choro, “São Pixinguinha” faria 120 anos.

Em Curitiba, a data será comemorada com a apresentação do Conjunto Choro e Seresta e Convidados, na Feira de Arte e Artesanato Garibaldi ou Feirinha do Largo da Ordem, como é conhecida.  “É um cartão postal da capital paranaense e ao mesmo tempo um núcleo de referência musical de choro na cidade”, diz João Egashira, diretor da Orquestra à Base de Corda. O grupo é uma tradição em Curitiba.  O Choro e Seresta é formado por João Luís (Pandeiro), Jonas Lopes (Cavaco/Bandolim), Lucas Melo (Violão 7 cordas), Daniel Miranda (Sax e Clarinete) e Clayton Silva (Flauta Transversal). O encontro dos chorões será na Rua Kellers.

O Choro

Também conhecido por Chorinho, o ritmo permite a improvisação de vários instrumentistas e pode ser tocado por instrumentos de sopro, corda ou percussão. O nome se dá porque transmite a sensação de choro ou lamento quando executado. Ente os mais conhecidos estão Tico-tico no Fubá (Zequinha de Abreu); Carinhoso, composto por Pixinguinha em 1916 e que cuja letra foi escrita somente em 1936, por Braguinha; Pedacinhos do Céu composto por Waldir Azevedo, em 1968, para homenagear suas duas filhas. De Jacob do Bandolin são famosas as composições Flor Amorosa e Noites Cariocas;, Ernesto Nazareth compôs entre outros Apanhei-te Cavaquinho e Cavaquinho, por que choras?

Confira a Programação, que também, vai homenagear o compositor curitibano Wilson Moreira, que morreu em fevereiro deste ano e era um dos chorões mais conhecidos de Curitiba.

Domingo (23/04) Dia Nacional do Choro

Conjunto Choro e Seresta e Convidados, no Domingo, às 10h30, na Rua Kellers – Feira do Largo da Ordem

Entrada Franca

Roda de Choro no DeArtes

Homenagem ao compositor curitibano Wilson Moreira

Segunda-feira  (24/04), às 19:00 no DeArtes – UFPR, na Rua Coronel  Dulcídio, 638 –  Batel

Contato: praticasmusicais@gmail.com

Entrada Franca

Choro em debate: a composição do Choro em Curitiba, com João Egashira, Ana Peters, Daniel Migliavacca e Lucas Mello.

Terça-feira (25/04), às 17 horas, no Auditório do Conservatório de MPB, na Mateus Leme, 66

Entrada Franca

Roda de Choro com Julião Boêmio, Lucas Mello e convidados

Quinta-feira  (27/04), às 17 horas, no Auditório do Conservatório de MPB, na Mateus Leme, 66

Entrada Franca

Homenagem a Wilson Moreira com Conjunto Choro e Seresta

Sexta-feira (28/04), 19 horas, no Auditório do Conservatório de MPB, na Rua Mateus Leme, 66

Entrada Franca

Orquestra À Base de Corda: 170 anos de Chiquinha Gonzaga

Sábado (29/04) ao meio-dia, no Conservatório de MPB, Praça Jacob do Bandolim, na Rua Mateus Leme, 66

Entrada Franca