11.9 C
Curitiba
sábado, 20 abril 2024

Pesquisa aponta que curitibanos são os que mais frequentam museus

Os curitibanos estão entre os que mais frequentam museus no Brasil. A constatação foi feita pela pesquisa da JLeiva Cultura & Esporte e os resultados do levantamento serão apresentados na quarta-feira (29/8), a partir das 14h, na Capela Santa Maria.

A apresentação tem entrada gratuita e vai tratar dos desafios nacionais para incrementar a economia da cultura como eixo de desenvolvimento estratégico para Curitiba e para o Brasil. As inscrições podem ser feitas no site: www.culturanascapitais.com.br

O evento terá a presença de João Leiva, diretor da JLeiva Cultura & Esporte, responsável pela concepção do estudo. Participam ainda do encontro, Ricardo Meirelles (PrimaPágina), Marlene Treuk (Datafolha), Cristine Pieske (Museu Oscar Niemeyer), Leandro Knopfholtz (Festival de Teatro de Curitiba) e Marino Galvão Jr. (Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC).

Sobre a pesquisa

A pesquisa Cultura nas Capitais apresenta um detalhamento inédito sobre a relação com atividades culturais e de lazer da população de 12 capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belém e São Luís –, um universo que representa mais de 33 milhões de brasileiros.

Foram ouvidas 10.630 pessoas com idade a partir de 12 anos, entre os dias 14 de junho e 27 de julho de 2017. As pessoas foram abordadas pessoalmente em pontos de fluxo.

A amostra feita na capital paranaense mostrou que os curitibanos dividem com a capital mineira a primeira colocação no ranking de frequência a museus entre as maiores cidades brasileiras. De acordo com o levantamento, 38% dos entrevistados afirmaram ter visitado um museu da cidade no período de um ano.

Apesar do recorde nacional compartilhado, ir ao museu não é a atividade cultural preferida dos curitibanos. Segundo o grupo que respondeu à enquete, as atividades preferidas são a ida ao cinema (68%) e leitura de livros (67%).

Além dessas questões, o estudo procura ainda entender como algumas variáveis demográficas, sociais, econômicas e comportamentais influenciam a vida cultural da população. Todas as informações também estarão disponíveis para acesso público e gratuito no site: www.culturanascapitais.com.br.


Serviço: Resultado Pesquisa Cultura nas Capitais

Para se inscrever e conhecer os dados da pesquisa Cultura nas Capitais, acesse o site: www.culturanascapitais.com.br

Data: Quarta-feira, 29 de agosto
14h – Acesso e Credenciamento
14h30 – Mesa 1 – Hábitos culturais: acesso e exclusão
16h15 – Intervalo
16h30 – Mesa 2 – Música, festas populares e equipamentos culturais

Apresentação:
João Leiva (JLeiva Cultura & Esporte)
Ricardo Meirelles (PrimaPágina)
Marlene Treuk (Datafolha)
Cristine Pieske (Museu Oscar Niemeyer)
Leandro Knopfholtz (Festival de Teatro de Curitiba)
Marino Galvão (Instituto Curitiba de Arte e Cultura)

Local: Espaço Cultural Capela Santa Maria
Endereço: R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro, Curitiba – PR
Entrada Gratuita

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS