13 C
Curitiba
quinta-feira, 25 setembro 2025

Curitiba abre Outubro Rosa com foco na prevenção do câncer de mama

A quinta-feira (25/9) cinza e chuvosa  foi colorida de rosa para a abertura do mês dedicado à saúde da mulher e à prevenção do câncer de mama. O evento reuniu mais de 350 pessoas no Centro de Eventos Imap Barigui e contou com a presença do prefeito Eduardo Pimentel, da primeira-dama Paula Mocellin — agora embaixadora da campanha —, da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, e da secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

Com o tema “Cuidado Integral à Saúde da Mulher – Prevenção é o Caminho”, a campanha reforça a importância da detecção precoce do câncer de mama. Paula Mocellin emocionou o público ao relatar a perda da avó paterna para a doença e destacou a necessidade de estimular as mulheres a priorizarem a própria saúde. “Chamem suas amigas, levem ao médico, ao posto de saúde e tenham esse cuidado. Muitas vezes nos deixamos de lado para cuidar da família”, disse.

O prefeito anunciou a ampliação da oferta de mamografias para mulheres a partir dos 40 anos, antecipando em dez anos a recomendação anterior. “Essa decisão vai salvar muitas vidas”, ressaltou Pimentel, que foi aplaudido ao agradecer publicamente o apoio da esposa.

Durante outubro, as 109 unidades de saúde intensificarão ações de conscientização, oferecendo também o Circuito da Mulher em sábados especiais: coleta de preventivo, mamografia de rastreamento, atualização vacinal, testes rápidos de hepatite B e C e HIV, além de orientações gerais de saúde.

A prevenção é apontada como a principal arma contra a doença, que tem 95% de chance de cura quando diagnosticada precocemente. Entre as recomendações estão: manter alimentação saudável, praticar atividade física, não fumar, evitar álcool, manter o peso adequado e conhecer o próprio corpo. Exames de rotina e consultas periódicas a partir dos 25 anos também são fundamentais, assim como a amamentação, considerada fator protetor.

Com hábitos saudáveis e acompanhamento médico, o risco de desenvolver câncer de mama pode ser reduzido em até 17%.

“Quem ama, se cuida. E quem se cuida, vive mais”, lembrou a secretária Tatiane Filipak, reforçando o convite para que as mulheres aproveitem o mês de mobilização e façam seus exames preventivos.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 134 | AGOSTO/2025

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS