26.7 C
Curitiba
quarta-feira, 24 abril 2024

Com testes de ônibus elétricos, Prefeitura abre atividades do Setembro da Mobilidade

O mês de setembro em Curitiba será marcado por uma série de ações que celebram a mobilidade sustentável na capital, um dos principais compromissos da gestão do prefeito Rafael Greca.

O estímulo à intermodalidade, com foco no pedestre e na adoção de tecnologias limpas de transporte, começa com as demonstrações dos ônibus elétricos na cidade. Também estão previstos o anúncio da empresa vencedora do edital de bicicletas compartilhadas, a distribuição de mudas de árvores nativas e o lançamento do monitor de ruído urbano.

As atividades ocorrem de 16 e 29 de setembro e celebram também a Semana da Mobilidade, que inclui o Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro.

Toda a programação tem o protagonismo da Família Folhas, ícone da sustentabilidade do município, que tem a missão educativa de engajar a sociedade em ações pela proteção do meio ambiente e a preparação da capital para o futuro.

“A responsabilidade do gestor público é trabalhar para dar ao cidadão opções para inspirar hábitos sustentáveis em todas suas rotinas, do trabalho ao lazer. Mobilidade limpa, transporte público de qualidade e não poluente, meios de locomoção ativos, com bicicletas compartilhadas e condições de caminhabilidade urbana, são algumas das iniciativas que temos adotado para combater os riscos climáticos e seus efeitos que impactam o dia a dia dos curitibanos”, diz o prefeito Rafael Greca.

O que vai ter

A programação do Setembro da Mobilidade começa na próxima sexta-feira (16/9) com o início das demonstrações de ônibus elétricos.

A Higer, fabricante chinesa, trouxe um padron de 78 lugares para circular nas linhas Campo Comprido/CIC, Jardim Ludovica, Detran/Vicente Machado, Campina do Siqueira/Batel e Campo Alegre, na semana de 19 a 23 de setembro. O veículo tem emissão zero de CO2 e ruído.

Os testes integram o esforço de Curitiba rumo à eletromobilidade, com destaque para o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development BanK (NDB), para requalificação dos itinerários do Inter 2 e BRT Leste-Oeste, respectivamente.  

O programa é uma iniciativa da gestão Rafael Greca e é considerado o grande marco da mudança da matriz energética do transporte público da cidade para os próximos anos. Com o sistema viário adaptado para circulação exclusiva dos ônibus, infraestrutura de ciclomobilidade e novos equipamentos como terminais e estações, a Prefeitura já avalia as condições exigidas para a frota dos coletivos na troca da concessão, que ocorre em 2025.

Ciclomobilidade

O uso da bicicleta como meio de transporte estimula a mobilidade ativa na capital, e a Prefeitura trabalha para melhorar e ampliar as estruturas cicloviárias na cidade.

No próximo domingo (18/9), ocorre o Passeio Ciclístico que marca também o início da Semana Nacional de Trânsito. A concentração e a largada serão na Rua da Cidadania do Cajuru, às 9h.

O trajeto de 5 km percorrerá ruas do bairro até o Tarumã. Lá, será feita uma parada para atividades de esporte e lazer no Ginásio do Tarumã, seguida do retorno até a Rua da Cidadania do Cajuru. A inscrição será feita na hora.

Já em 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, será anunciado o cronograma de implantação do serviço de bicicletas compartilhadas. O chamamento público, iniciado em maio, prevê a implantação, instalação, manutenção e operação de sistemas de compartilhamento de bicicletas com estação em Curitiba.

A iniciativa está inserida no Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba e alinhada aos demais projetos de mobilidade ativa de Curitiba, como o Caminhar Melhor.

 

Redução de ruídos

A redução de ruídos no meio ambiente também é um grande desafio das metrópoles e, em Curitiba, ações como os testes dos ônibus elétricos se unem a outras tecnologias de cidades inteligentes, como um inédito sistema monitor preventivo de ruído de veículos automotores.

O equipamento, já usado em países como a França, será apresentado no dia 26 de setembro e irá ajudar a flagrar o excesso de ruído gerado nas ruas, principalmente por sistemas de escapamento de veículos e motocicletas fora do padrão ou customizadas.

Programação

Dia 16/9 – Prefeito Rafael Greca recebe parceiros em evento de lançamento das demonstrações do ônibus elétricos no Parque Tanguá e marca mais uma etapa da capital rumo à eletromobilidade.

Dias 17 e 18/9 – O ônibus fará viagens de hora em hora, a partir das 9h, ligando o Terminal Campina do Siqueira ao Parque Barigui, onde terá paradas no Pavilhão de Exposições e no Salão de Atos

Dia 18/9 – Passeio Ciclístico de 5 km. Concentração às 8h30 na Rua da Cidadania do Cajuru, largada às 9h30, parada para atividades no Ginásio de Esportes do Tarumã e retorno à Rua da Cidadania do Cajuru.

Dia 19/9 – Começam as operações com o ônibus da Higer nas linhas Campo Comprido/CIC, Jardim Ludovica, Detran/Vicente Machado, Campina do Siqueira/Batel e Campo Alegre.

Dia 21/9 – Dia Mundial da Árvore – SMMA faz distribuição de mudas e celebra a meta de 255 mil mudas plantadas na cidade.

Dia 22/9 – Dia Mundial sem Carro – Prefeito Rafael Greca e Setran apresentam a empresa vencedora do edital de estações de bicicletas compartilhadas, em evento no Paço Municipal.

Dias 24 e 25/9 (a confirmar) – O ônibus fará viagens de hora em hora, a partir das 9h, ligando o Terminal Campina do Siqueira ao Parque Barigui, onde terá paradas no Pavilhão de Exposições e no Salão de Atos

Dia 26/9 – Setran apresenta o Monitor Preventivo de Ruído, tecnologia inédita no país para ações educativas de geração de ruído no meio ambiente.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS