Já começou a contagem regressiva para a segunda edição do Smart City Expo Curitiba 2019, maior fórum internacional de cidades inteligentes. Entre os dias 21 e 22 de março, o mundo estará voltado para o evento da capital paranaense, que irá reunir especialistas de vários países em áreas como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade. Faltando um mês para o evento, já são mais de mil inscritos. A expectativa é que seis mil pessoas participem do Smart City Expo Curitiba 2019, que irá ocorrer no Expo Barigui.

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão ligado à Prefeitura e responsável pela política de empreendedorismo e inovação do município, lembra que a forma como a capital trata a gestão municipal e a atenção à inovação em relação ao meio ambiente, mobilidade, educação, saúde e empreendedorismo foram decisivas para a escolha da cidade, desde o ano passado, como sede do evento internacional.

“A gestão do prefeito Rafael Greca representa o novo momento do Brasil, a mudança por mais ética e a retomada da inovação”, afirma ela.

A presidente da Agência Curitiba destaca ainda que o Smart City Expo Curitiba 2019 será um dos principais eventos do Movimenta Curitiba, programação especial do Vale do Pinhão em celebração aos 326 anos da capital. “O aniversário da cidade será só no dia 29 de março, mas durante todo o mês, estão programadas ações da Prefeitura e do ecossistema de inovação da cidade, que integram o Vale do Pinhão, como uma feira com startups curitibanas em pleno calçadão Rua XV de Novembro, no Centro, entre os dias 28 e 30 de março”, revela Cris.


 

Evento será dividido em quatro temas 

Como na primeira edição, em 2018, o Smart City Expo Curitiba terá a participação de representantes do setor privado, órgãos de administração pública, instituições acadêmicas e centros de pesquisa, incubadoras e corporações, além de empresários e investidores do Brasil e exterior.  O evento internacional será dividido em quatro temas: “Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes”, “Cidades criativas, sustentáveis e humanas”, “Governança em sociedades digitais” e “Planejando cidades inovadoras e inclusivas”.

Com apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, o Smart City Expo Curitiba 2019 será dividido em duas áreas, o congresso, que terá cerca de 85 palestrantes, e a feira de exposição de soluções inteligentes, onde estará o Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço em que Curitiba irá mostrar as soluções e iniciativas desenvolvidas pelo município e ecossistema de inovação da cidade. O acesso à exposição do evento será gratuito mediante inscrição prévia pelo site oficial.

Coração

O Smart Plaza Vale do Pinhão será uma espécie de “coração” do fórum internacional. Exposição de soluções e pitchs (palestras rápidas de, no máximo, 15 minutos) de representantes de startups, empresas da capital e de órgãos do município serão algumas das atrações do espaço de 120 metros quadrados, uma espécie de praça central no Expo Barigui. Várias tecnologias interativas serão usadas para mostrar a riqueza do ecossistema de inovação que está sendo apoiado pelo Vale do Pinhão.

“Vamos mostrar no Smart Plaza que o Vale do Pinhão contempla uma série de ações integradas de incentivo à tecnologia, a revitalizações de regiões com emprego e renda, a criação de startups (novas empresas) e o desenvolvimento de programas do município voltados à cultura da inovação, como os Faróis do Saber e Inovação, o aplicativo Saúde Já e as hortas urbanas”, antecipa Cris Alessi.


 

Saiba quem serão os palestrantes

A edição 2019 do Smart City Expo Curitiba terá como grande estrela, entre os palestrantes do congresso, o empresário Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop Transportation Technologies, criada em 2013 para desenvolver um sistema de transporte de alta velocidade idealizado por Elon Musk – o bilionário presidente da Tesla e da companhia de transporte espacial SpaceX. Ele irá detalhar como será o hyperloop, que já está em construção na França, gasta pouca energia elétrica e pode chegar a impressionantes 1080 km/h. O sistema tem formato semelhante a um trem-bala viajando (na verdade, levitando) dentro de um tubo.

Também estão confirmados outros importantes nomes internacionais como Brooks Rainwater, executivo sênior e diretor do Center for City Solutions (EUA); Mila Gascó, diretora de Pesquisas no Centro de Tecnologia para o Governo e professora da Universidade de Albany (EUA); Jane Martin, proprietária do Shift Design Studio, especializado em negócios relacionados ao design e construção de ambientes sustentáveis na cidade de São Francisco (EUA); Diego Gismondi, subsecretário de inovação pública do Governo de Santa Fé (Argentina); e Andrea San Gil, diretora do Centro para a Sustentabilidade Urbana da Costa Rica.

O Smart City Expo Curitiba é organizado pela empresa curitibana iCities e foi criado pela Fira Barcelona Internacional, um consórcio público espanhol formado pela Câmara de Comércio de Barcelona e pelo Governo da Catalunha. “As inscrições vêm aumentando muito nos últimos dias e a tendência é só ampliar com a proximidade do evento. O interesse das pessoas e empresas interessadas em inovação e mobilidade cresceu com o anúncio da participação do empresário Bibop Gresta. O projeto tem uma relação muito forte com Elon Musk”, comemora Roberto Marcelino, sócio-diretor do iCities.


Serviço

As inscrições para a feira e compras do passaporte para a área de congresso Smart City Expo Curitiba 2019 já podem ser feitas pelo site do evento.