15.4 C
Curitiba
sexta-feira, 24 maio 2024

Agenda do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba, acelera em fevereiro

O dito popular que afirma que o ano só começa após o carnaval não funciona no Vale do Pinhão: o cronograma de eventos já começou nas primeiras semanas de 2023 e acelera o ritmo neste mês de fevereiro. A agenda está repleta de oportunidades para quem quer investir em crescimento pessoal, capacitação profissional, novos conhecimentos e networking. 

“Temos um significativo calendário de grandes eventos ao longo do ano, envolvendo todo o ecossistema do Vale do Pinhão e queremos trazer cada vez mais os curitibanos para esses eventos, ampliando nosso ecossistema de inovação”, diz a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi.

No cronograma para este mês, eventos que promovem a troca de experiências, boas conversas e ampliação da rede de contatos, entre palestras, workshops, a aula inaugural do Programa Bom Negócio, a primeira edição de 2023 do Business Round e o Transformação Digital.

Em fevereiro, a Agência Curitiba segue com as as inscrições abertas para os eventos em março, mês de comemoração dos 330 anos de Curitiba: a quarta edição do Smart City Curitiba Expo e para quem quer expor suas experiências na Smart Plaza da Smart City e na Feira de Inovação, no Calçadão da XV. 

A programação é promovida no Vale do Pinhão pela Prefeitura de Curitiba, pela Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento e parceiros como Sebrae-PR (Bom Negócio e Curitiba Empreendedora), Kenzie Academy e as universidades Positivo, Uninter, Unicuritiba, UFPR e a Isae/FGV Escola de Negócios (Bom Negócio); Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) na Smart Plaza e na Smart City Expo Curitiba; iCities , hub responsável pela organização do Smart City Curitiba Expo e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR) e do Sebrae-PR no Business Round.

O Vale do Pinhão

O Vale do Pinhão é um ecossistema de inovação, movimento criado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba, para promover ações que contribuam para o desenvolvimento de Curitiba como smart city (cidade inteligente), fortalecendo o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia.

O ecossistema de inovação do Vale do Pinhão é composto por universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups e movimentos culturais e criativos.

 

Confira a programação do Vale do Pinhão em fevereiro

7/2 (terça-feira) – Palestra Torne-se Um MEI
O evento: O consultor do Sebrae-PR Giancarlo Piernaro Prado fala sobre as vantagens da formalização dos micro negócios em aderir ao Micro Empreendedor Individual (MEI). O encontro faz parte das capacitações do Programa Curitiba Empreendedora e é destinado a quem quer começar a empreender e quem já empreende, mas ainda está na informalidade.
Onde: Rua da Cidadania Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1700, Sítio Cercado)
Horário: das 14h às 16h
Inscrições: Gratuitas, pelo site do Vale do Pinhão

13/2 (segunda-feira) – Business Round
O evento: Na primeira edição do Business Round de 2023, a Agência Curitiba convida o ecossistema do Vale do Pinhão a participar de um grande happy hour no Soberbo Gastrobar, no Água Verde, que promove conexões e networking entre pessoas envolvidas com negócios de inovação e tecnologia – startups, empresários, investidores, pesquisadores, estudantes, gestores públicos e interessados no tema. Desse encontro, podem resultar novas parcerias e investimentos promissores.
Durante o evento, startups e empresas participam da sessão de Pitches; do OpenMic, anunciando oportunidades de empregos, capacitações e propostas de colaboração; no Pitch Reverso, investidores divulgam suas oportunidades de investimentos. 
Onde: Soberbo Gastrobar (Av. Presidente Kennedy, 1966, Água Verde)
Horário: 18h às 21h
Inscrições: Gratuitas, pelo site do Vale do Pinhão 

14/2 (terça-feira) – Palestra Planeje seu 2023 utilizando o método Canvas
O evento: Dentro das atividades do Programa Curitiba Empreendedora, a palestra do consultor do Sebrae-PR Marcio Anderson Araújo propõe o uso da ferramenta planejamento estratégica Canvas para que o empreendedor organize seus projetos em 2023. 
Onde: Rua da Cidadania Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213)
Horário: das 14h às 16h
Inscrições: Gratuitas, pelo site do Vale do Pinhão. Leve 1 kg de alimento para doação.

16/2 (quinta-feira) Transformação Digital – Educação
O evento: Depois de abordar os avanços digitais na Saúde, na edição de janeiro, o Transformação Digital de fevereiro vai reunir especialistas do setor da Educação para debater os avanços da tecnologia e processos inovadores que vão além das salas de aula.
Onde: Auditório do Engenho da Inovação (Rua Engenheiros Rebouças, 1732, Rebouças. Estacionamento gratuito no local após as 18h). 
Horário: 19h
Inscrições: Gratuitas, pelo site do Vale do Pinhão

27/2 (segunda-feira) – Aula Inaugural do Programa Bom Negócio 
O evento: Destinada aos alunos inscritos e aprovados para participação no Programa Bom Negócio em 2023, nesta primeira aula os alunos vão assistir à palestra do presidente do Instituto Legado, James Marins, um dos melhores mentores globais pelo Founder Institute, e vão participar de dinâmicas de interação.
programa oferece mais de 200 horas em capacitação para quem quer empreender ou acelerar seu negócio em sete cursos híbridos e presenciais.
Onde: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
Horário: 19h às 21h
Inscrições: Gratuitas. As inscrições para os cursos do Programa Bom Negócio 2023 estão abertas. Saiba aqui como se inscrever 

28/2 (terça-feira) – Encontro de Negócios
O evento: Nesta ação do Curitiba Empreendedora, o consultor do Sebrae-PR Fernando Franco Netto organiza uma rodada de negócios entre Micro Empreendedores Individuais (MEIs), com o objetivo de promover parcerias e negócios entre os empreendedores. Vale levar os produtos para apresentação e cartões de visita para serem trocados.
Onde: Posto de Atendimento URBS, na Rua da Cidadania do Tatuquara (R. Olivardo Konoroski Bueno, s/n) 
Horário: 14h às 16h
Inscrições: Gratuitas, pelo site do Vale do Pinhão. Leve 1 kg de alimento para doação

Até 15/2 – Inscrições para piches e exposição na Smart Plaza da Smart City Expo Curitiba 2023, entre 22 e 24/3
O evento: Durante a quarta edição do Smart City Expo Curitiba, 40 empreendedores e startups selecionados vão expor produtos e serviços no Smart Plaza, o espaço do Vale do Pinhão na edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. Para os pitches (apresentações sobre o projeto em até 7 minutos), serão escolhidos 90 participantes.
Inscrições: Gratuitas. Saiba mais aqui e faça aqui a inscrição.

Até 15/2 – Inscrições para expor na Feira de Inovação, no Calçadão da XV, dias 10 e 11/3
O evento: Na Feira de Inovação, 60 expositores, entre empreendedores, startups e representantes da comunidade criativa e de inovação poderão apresentar suas propostas. O objetivo da Feira é levar a discussão das cidades inteligentes e as propostas que são desenvolvidas em Curitiba e região para mais perto da população.
Inscrições: Gratuitas. Saiba mais aqui e faça aqui a inscrição.

Inscrições abertas para visitação ao Smart City Curitiba Expo 2023
O evento: Entre os dias 22 e 24/3, Curitiba se torna mais uma vez o centro das discussões internacionais sobre cidades inteligentes e soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida nas cidades no Smart City Curitba Expo. Neste ano, o tema central será “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”. 
Inscrições: O evento é composto pelo congresso e pela exposição. Para ambos já é possível assegurar presença, com as inscrições abertas no site do evento.
A visitação na área de exposição – onde também está a Smart Plaza do Vale do Pinhão – é gratuita.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS