22.8 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Anvisa proíbe venda de chá em cápsulas no País

Nesta segunda-feira (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de cápsula do Chá Misto Solúvel fabricadas pela empresa americana Arnold Nutrition. O produto importado Thermo Ripped Lean Tea era comercializado sem o devido registro e em cápsulas, uma forma não convencional na área de alimentos.

A Anvisa determinou também que a empresa brasileira Nutribands, que distribuía o produto no Brasil, promova o recolhimento de todo o estoque no mercado do chá em questão.

Os alimentos comercializados em uma forma atípica do encontrado no mercado, ou ainda, em uma forma não registrada pela Anvisa, demandam testes de uso e registros sanitários específicos. No caso das cápsulas de chá Lean Tea, que se dissolviam em contato a água quente, seria necessário que tais testes comprovassem sua segurança e que o alimento fosse registrado pela Anvisa, antes mesmo de ser distribuído no Brasil.

A Agência levou em conta, também, dois outros quesitos do produto em questão. O primeiro ponto levantado foi em relação a concentração do chá. Os ingredientes que faziam parte do chá estavam presentes em quantidade muito acima do observado em uma dieta regular, um total de 500mg do extrato de chá verde e outros 500 mg do extrato de chá branco.

O outro quesito analisado pela vigilância sanitária foi o método de extração de um dos ingredientes usados no Lean Tea. O extrato aquoso de chá verde possuía um método de extração alcoólico, que deveria ser vistoriado por uma comissão técnica, uma vez que o método foi empregado em um novo produto alimentício.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS