A primavera começou com música em Curitiba. Para marcar o início da estação, nesta quarta-feira (22/9), a Orquestra de Câmara da cidade fez uma rápida apresentação dentro da galeria Quatro Estações, no Jardim Botânico. A orquestra compõe a Camerata Antiqua, mantida pela Fundação Cultural de Curitiba.
“O equinócio da primavera que começa hoje é especial, um novo tempo que chega, de vitória sobre a pandemia e de vitória da vida”, disse o prefeito Rafael Greca.
A música escolhida “Primavera” (de As Quatro Estações), do compositor italiano Antonio Vivaldi, executada pela orquestra, encantou turistas e visitantes que estavam no Jardim Botânico, que registraram com celular o momento.
O momento foi duplamente especial para a manauara Giseia Silva Machado que estava conhecendo o Jardim Botânico de Curitiba. “É a primeira vez na vida que ouvi uma música clássica assim, ao vivo. Quase chorei de tão lindo”, disse.
Antes da apresentação, o prefeito Rafael Greca plantou um ipê-amarelo, ao lado da galeria Quatro Estações.
Coleção primavera-verão
Nesta época do ano, Curitiba começa a ganhar novo colorido com begônias, tagetes, sálvias e sun patiens. As flores produzidas pelo Horto Municipal de Curitiba, no Guabirotuba, já estão chegando aos canteiros da cidade para substituir as espécies do outono-inverno.
Por ano o Horto Municipal, administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, produz cerca de 2,5 milhões de mudas de flores para a cidade.