14.5 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Atendimento nutricional do Melhor em Casa é referência para o SUS de todo país

Os profissionais do programa Melhor em Casa de Curitiba desenvolvem um trabalho nutricional específico com os pacientes em fase terminal, mas que estão recebendo tratamento no conforto do lar. A equipe multiprofissional que realiza o atendimento domiciliar, juntamente com os familiares e o paciente – quando este tem condições – discute os prós e contras das formas de alimentação e hidratação (via oral, terapia nutricional enteral e/ou parenteral) e define qual a melhor maneira de cuidado que evite a piora das condições clínicas, ofertando conforto no período da sobrevida.

Este trabalho, que vai desde o envolvimento de toda a equipe (médica, nutricional, fonoaudióloga, fisioterapia, farmacêutica e de enfermagem) na discussão de cada caso até o empoderamento da família na tomada de decisão, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) como uma das dez práticas bem sucedidas no SUS. O trabalho será publicado na primeira edição do Mapeamento de Experiências de Excelência no Cuidado à Pessoa Idosa no Contexto Domiciliar, e servirá de exemplo para ser replicado em todo país.

“Além do reconhecimento mostrar que estamos no caminho certo, permite a divulgação do trabalho que estamos realizando para que outros serviços possam se espelhar e também utilizar esta prática”, ressalta o gerente do programa Melhor em Casa, Fábio Rasmussen.

De acordo com a nutricionista do programa, Luana Berri, é comum que as pessoas que necessitam dos cuidados paliativos apresentem dificuldade na alimentação. “Essa medida confere autonomia nas escolhas dos alimentos, formas, consistências, horários das refeições e na via de alimentação, proporcionando qualidade de vida e dignidade para o paciente”, explica.

O trabalho também envolve o aprofundamento do caso clínico de cada paciente; avaliação da estrutura e do ambiente domiciliar, levando em consideração a expectativa dos familiares frente ao tratamento do paciente; promoção do entendimento da família quanto à perspectiva de sobrevida do familiar, promoção do conhecimento e manejo das expectativas da família sobre os cuidados paliativos; oferta de opções de terapia nutricional e os benefícios e malefícios de cada uma delas e o apoio para a morte no domicílio.

Melhor em Casa

O programa Melhor em Casa é gerenciado pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) e atende pessoas com necessidade de reabilitação, dificuldade ou impossibilidade física de locomoção e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo, além de pacientes crônicos sem agravamento ou em pós-cirurgia, com garantia de continuidade de cuidados e de forma integrada aos serviços de saúde.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS