19.2 C
Curitiba
quarta-feira, 17 abril 2024

Autora lança Memórias de D. Pedro, o Último Imperador do Brasil

De Petrópolis, no Rio de Janeiro, Memórias de D. Pedro, o Último Imperador do Brasil, o novo livro da escritora Ivna Chedier Maluly, faz escala em Curitiba. Ela lançou nesta quarta-feira (9/8), na capital paranaense, a nova obra que mistura ficção com pesquisa histórica sobre a vida e fatos políticos de Dom Pedro II.

Antes do lançamento, na Biblioteca Pública do Paraná, Ivna esteve na Prefeitura de Curitiba para apresentar o livro ao prefeito Rafael Greca. “Sabemos da importância que o senhor dá para a cultura e para a leitura e para a história”, disse Ivna.

O prefeito ficou encantado com as ilustrações do livro, feitas pela designer curitibana Aline Haluch, e sugeriu uma exposição. “Se a artista topar podemos fazer uma exposição especial para as celebrações dos 200 anos de Independência do Brasil com as ilustrações do livro, que estão muito bonitas”, disse Greca.

Na obra, que mescla passagens da história da monarquia no Brasil com ficção, a autora dá voz à estátua de D.Pedro II instalada nos jardins do Museu Imperial da cidade de Petrópolis, onde ela nasceu e passou a infância. Hoje ela mora na França.

“O livro é uma mistura de memória afetiva com pesquisa histórica. Guerra do Paraguai, escravidão e inovações tecnológicas são fatos ligados ao imperador que pesquisei no Arquivo Histórico do Museu”, disse Ivna.

As Memórias de D. Pedro

No coração de seu palácio de verão, o imperador por meio de reflexões post mortem faz uma mea culpa acerca de suas atitudes políticas, além de expor seus desejos mais íntimos, os quais o destino traçado desde a infância o impediu de vivenciar. 

A autora

Ivna Chedier Maluly é jornalista e autora dos livros Cadê seu peito, mamãe?, Gabriel e a Fraldinha, Maria Luzia e a Banheirinha e também O Samba faz 100 anos. Nascida em Petrópolis, mudou-se em 2003 para a Europa.

A ilustradora

Aline Haluch é designer, artista, pesquisadora, professora e sócia da Editora Rebuliço. É formada em design pela Universidade Federal do Paraná e mestre em design pela PUC-RJ. Em 2020 passou a produzir obras em colagem.

Autora de livros como A Maçã: o design gráfico, as mudanças de comportamento e a representação feminina no início do século XX, pela editora Senac Rio. Já ilustrou centenas de livros. 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS