19.8 C
Curitiba
quinta-feira, 5 março 2026

Biblioteca Pública do Paraná celebra 169 anos com programação especial em março

A agenda cultural da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) do mês de março está recheada de eventos para marcar o aniversário de 169 anos e também o Mês das Mulheres. Entre os destaques estão a celebração da vida e da obra de Alice Ruiz, uma roda de autoras, a nova edição do BPP Musical e a volta da Oficina Permanente de Poesia. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

O diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost, ressalta a importância das ações. “As celebrações deste mês marcam um momento realmente muito feliz, porque a Biblioteca se coloca, mais uma vez, como lugar de cultura, de literatura, um espaço aberto, democrático, de pensamento vivo”, diz Leprevost. O diretor também destaca as comemorações do Mês da Mulher. “Durante o ano todo devemos estar abertos a festejar e também acolher, desenvolvermos a nossa consciência em relação ao respeito que as mulheres, obviamente, merecem.”

Para começar as celebrações do aniversário, a Seção Infantil apresenta uma exposição de fotografias das sedes ocupadas pela BPP desde sua fundação. Entre os dias 5 e 19 de março, alguns poemas das participantes da Oficina Permanente de Poesia ficarão em exposição no Hall Térreo. Nesta sexta-feira (6), outra exposição, no segundo andar, traz ao público mais fotos históricas da Biblioteca.

Na data oficial do aniversário, 7 de março (sábado), às 11h, Estrela Leminski promove o sarau Roda de Autoras, com as convidadas Fernanda Magalhães, Guadalupe Presas, Katia Horn, Rayssa Fayet e Vanessa Strelow.

O BPP Musical faz uma edição especial, com um pocket show da sambista Jay de Oyá no dia 12 (quinta-feira), às 18h, quando também é celebrado o Dia do Bibliotecário. Cantora, compositora e pesquisadora, Jay atua na promoção do protagonismo feminino no universo do samba.

Já no dia 20 (sexta-feira), entre as 14h e 16h, Thaíse Severo, do setor de preservação da BPP, faz uma palestra sobre preservação e recuperação de livros. Durante o encontro, serão apresentadas orientações práticas para o manuseio, higienização e acomodação de acervos, além de demonstração de métodos de recuperação e conservação utilizados no Setor de Preservação. A palestra acontece na Sala de Reuniões, no segundo andar da Biblioteca, com capacidade para 20 pessoas.

No dia 21 (sábado), das 10h às 12h acontece o encontro do Kilombo das Mães Pretas. Criado pela jornalista Letícia Costa em 2022, o coletivo é um espaço de apoio e troca de informações relevantes para mães de Curitiba e da região metropolitana. O encontro será no Aquário da Seção Infantil, com o escritor e ilustrador convidado Matheus Lelis, autor de “Emília e as Rainhas” e “O Valente Valentim”.

MULHERES – Marcando o Mês das Mulheres, no dia 24 (terça-feira) às 17h, o Auditório da BPP recebe o cerimonial VivAlice, para a entrega da Medalha de Mérito Cultural à escritora Alice Ruiz. A solenidade terá a presença da secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira; do diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost, da homenageada e das filhas Áurea e Estrela Ruiz Leminski, com falas da escritora convidada Etel Frota. A ação celebra tanto a obra de Alice Ruiz quanto a marca de seus 80 anos, comemorados em janeiro deste ano.

Na sequência da cerimônia, Rogéria Holtz e músicos convidados abrem um sarau com participações especiais. Além disso, o Jornal Cândido também terá uma edição especial em homenagem a Alice Ruiz, com uma entrevista exclusiva com a poeta.

Em março também acontece a Oficina Permanente de Poesia, oferecida pela Academia Paranaense da Poesia todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, no coworking. Os temas são “Vozes femininas” apresentado por Lilia Souza, no dia 5; “Mulher emoções” com Nadege Breckenfeld, no dia 12; “A Trova em Curitiba: Trovadores de ontem e de hoje”, por Andréa Motta, no 19; e “Prática poética” novamente com Lilia Souza, no dia 26.

Confira a programação completa:

Exposição | Fachadas da BPP

Data: A partir de 2 de março

Local: Seção infantil

Exposição | Vozes Poéticas Femininas

Poemas de mulheres participantes da Oficina Permanente de Poesia e da APP

Data: 5 a 19 de março

Local: Hall Térreo da BPP

Exposição | Fotos históricas da Biblioteca Pública do Paraná

Data: 6 a 13 de março

Local: Hall do segundo andar da BPP

Sarau | Roda de Autoras

Com Estrela Leminski, Fernanda Magalhães, Guadalupe Presas, Katia Horn, Rayssa Fayet e Vanessa Strelow.

Data: 7 de março (sábado)

Horário: 11h

Local: Hall térreo

BPP Musical | Jay de Oyá

Data: 12 de março (quinta-feira)

Horário: 18h

Local: Hall térreo

Palestra de Thaise Severo sobre preservação e recuperação de livros 

Data: 20 de março (sexta-feira)

Horário: 14h às 16h

Local: Sala de reuniões

Encontro do Kilombo das Mães Pretas – Com o escritor e ilustrador convidado Matheus Lelis, autor de “Emília e as Rainhas” e “O Valente Valentim”.

Data: 21 de março (sábado)

Horário: 10h às 12h

Local: Aquário da Seção Infantil

VIVALICE- Celebração da vida e obra de Alice Ruiz, com cerimonial de entrega da Medalha Mérito Cultural e sarau com Rogéria Holtz e convidados e participações especiais

Horário: 17h (cerimonial) e 18h (show+sarau), até 19h30

Local: Auditório

Encontro de Eficientes, com uma representante da Casa da Mulher Brasileira

Data: 27 de março (sexta)

Horário: 14h30

Sala de Reuniões

Oficina Permanente de Poesia

Datas: 5, 12, 19 e 26 de março (quintas-feiras)

Horário: 18h às 19h45

Local: Coworking

SEÇÃO INFANTIL

Hora do conto – Contação de histórias para crianças

Datas: Toda segunda e quarta-feira

Horário: 10h30 e 14h30

Duração de cerca de 30 minutos cada sessão

Local: Seção infantil

SEÇÃO BRAILLE

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Títulos disponíveis:

“O encantador de cavalos” | Classificação: 18 anos | Duração: 170 minutos

“Querido John” | Classificação: 12 anos | Duração: 108 Minutos

“O tempo e o vento” | Classificação: 14 anos | Duração: 127 Minutos

Dias: até 31 de março

Horário: 8h30 às 18h – segunda a sexta-feira

Local: Seção Braille

Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 140 | FEVEREIRO/2026

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS