A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) está com inscrições abertas para o curso De Próprio Punho – Oficina de Leitura e Escrita, ministrado pelo professor Rafael Ginane Bezerra. As aulas acontecem todas as terças-feiras, das 17h30 às 19h30, a partir de 17 de março, e seguem até novembro. Para se inscrever gratuitamente os interessados devem enviar um pequeno texto para o e-mail rginane@gmail, explicando por que estão procurando a oficina. São 15 vagas disponíveis.

Segundo o professor, o curso é inspirado em uma experiência concebida pelas escritoras argentinas María Teresa Andruetto e Lilia Lardone. “Sugere-se um modelo de oficina ancorado na lógica horizontal da mediação, no qual um coordenador compartilha a leitura de textos breves para, em seguida, através de atividades práticas, fundamentar exercícios de expressão e de exploração do imaginário. Assim, o funcionamento da oficina pressupõe uma concepção particular de aprendizagem que, por ser estruturante, delimita suas principais características”, diz.

Para Ginane, a omissão do adjetivo “literária” no nome da oficina explica a natureza de sua proposta. “Geralmente, nós, pessoas comuns, apesar do anseio por uma relação íntima com a leitura e a escrita, associamos essas práticas aos espaços da alta cultura. Alheios às formalidades desses espaços, terminamos por naturalizar a ideia de que ler e escrever são capacidades, ou dons, que caracterizam alguns poucos.”

Rafael Ginane Bezerra é sociólogo e professor de Didática na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participou de oficinas de escrita em Córdoba, na Argentina, onde fez pós-doutorado em Didática da Leitura e da Escrita. É autor dos livros de contos A Dor de Uma Família e Rua Professor Cleto, 381.

Serviço
De Próprio Punho – Oficina de Leitura e Escrita

Todas as terças-feiras, das 17h30 às 19h30, a partir do dia 17 de março
Sala de Cursos da BPP (Rua Cândido Lopes, 133, Centro – Curitiba)
Entrada gratuita
Mais informações: (41) 3221-4974