12.1 C
Curitiba
quarta-feira, 19 junho 2024

BMW inicia exportação de veículos por Paranaguá

A BMW, fabricante alemã de automóveis, iniciou nesta quarta-feira (29) a operação de exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá. O porto paranaense foi escolhido pela experiência na operação deste tipo de carga. O destino dos automóveis é o exigente mercado norte-americano.

Esta remessa, com 200 veículos, é a primeira de um total de dez mil unidades que serão enviadas para os Estados Unidos até o começo do ano que vem. As unidades do modelo X1 são produzidas na planta de Araquari, em Santa Catarina, e são transportadas por cegonheiras até o Porto de Paranaguá, que fica cerca de 200 quilômetros de distância da fábrica. “O Porto de Paranaguá tem uma experiência incomparável na movimentação de veículos e é isso que os fabricantes de automóveis vêm buscar aqui”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

A partir de julho, a marca deve exportar cerca de 1,5 mil veículos por mês aos EUA partindo de Paranaguá. “O porto de Paranaguá é uma escolha natural para a exportação de uma produção como esta. Todas as exigências do fabricante foram atendidas, como a colocação de rampas especiais para o embarque dos automóveis”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

O navio Isolde, de bandeira sueca, veio do Porto de Vitória e encostou no berço 218 do porto às 12h para iniciar a operação.

HISTÓRICO – O Porto de Paranaguá é o segundo que mais exporta automóveis em todo o Brasil e por isso é uma referência na movimentação deste tipo de carga.

Em 2014 e 2015, foram embarcados mais de 70 mil veículos por Paranaguá com destino ao mercado externo. No sentido contrário, no mesmo período, foram importados 130 mil automóveis pelo porto.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS