23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Brasil já conquistou dez medalhas na Universíade

O Brasil já conquistou dez medalhas na primeira semana de competições da Universíade. O torneio, que acontece em Taiwan, começou no último dia 19 e se encerra no dia 30 de agosto. 

Nesta sexta-feira (25), Henrique Martins, da natação, ficou em terceiro lugar nos 100 metros borboleta. O bronze foi a décima medalha brasileira e a segunda do atleta, que já havia conquistado o terceiro lugar nos 50 metros borboleta.

No quadro geral de medalhas, o Brasil encontra-se na 26ª posição, mas busca reduzir a distância para o top 10 a cada edição do torneio – uma meta de longo prazo da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

Neste ano, o objetivo é chegar à 15ª colocação. Em 2015, o País havia ficado em 23º, com oito medalhas. Os pódios brasileiros se concentram em três esportes: natação, taekwondo e judô, que tem sete das 10 medalhas brasileiras.

Quadro geral de medalhas

O ranking é liderado pela Coreia do Sul, que tem 24 ouros e 61 medalhas no total. O Japão está em segundo, com 20 medalhas de ouro e 51 no total. Taipei Chinesa, a delegação anfitriã, está em terceiro, com 15 ouros e 51 no total. Rússia e Coreia do Norte completam o top 5, e os Estados Unidos estão em sexto.

A judoca Bárbara Timo conquistou o único ouro do Brasil até agora, na categoria até 70kg. Gabriela Chibana (-48kg) e Eleudis Valentim (-52kg) foram prata. A equipe masculina levou para casa o bronze, assim como Vinicius Panini (-81kg), Ruan Isquierdo (absoluta) e Tamires Crude (-57kg).

No taekwondo, Maicon Andrade chegou à final da categoria mais de 87kg, mas sofreu uma lesão e recebeu recomendação médica para não disputar a última luta. Por isso, ele ficou com a prata.

Competições futuras

A seleção brasileira de vôlei masculino derrotou os Estados Unidos por três sets a zero nesta sexta-feira (25) e garantiu a classificação para as quartas de final. No futebol feminino, o Brasil está na semifinal e vai disputar uma vaga na decisão do título contra a Rússia, no próximo sábado (26).

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS