Outubro Rosa chama atenção para importância da prevenção. Deputada promove sessão com relatos sobre como lidar com a doença
A deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD) realizou em outubro, na Assembleia Legislativa do Paraná, uma sessão solene alusiva ao Outubro Rosa, campanha nacional de alerta para importância da prevenção dos cânceres de mama e do colo de útero.
O encontro teve a participação de mulheres que falaram sobre como lidar com a doença, que registra 73 mil novos casos por ano no país.
“A conscientização e o auto-cuidado são fundamentais”, lembra Márcia.
Segundo ela, o Outubro Rosa contribui para chamar atenção para o tema, mas é importante que todas as mulheres estejam permanentemente atentas.
O auto-exame das mamas para identificação de nódulos (logo após a primeira menstrução) e as mamografias, que agora podem ser realizadas pelo Sistema Único de Saúda já a partir dos 40 anos, são fundamentais. Além disso, é preciso manter bons hábitos, como alimentação saudável e prática de exercícios físicos.
Quando o câncer é identificado precocemente, as chances de cura podem chegar a 95%.
Márcia lembra que o diagnóstico é sempre um momento pessoal difícil e que o tratamento exige muita força e disposição das mulheres, na medida em que pode exigir cirurgia, quimio ou radioterapia, por exemplo, com considerável impacto físico e emocional.
“As mulheres que descobrem a doença precisam de todo apoio”, diz Márcia.


