A Casa Kozák, centro cultural do bairro Uberaba, reaberto em setembro depois de passar por reformas e ampliação, inaugura na próxima sexta-feira (28) a exposição “Ubiquidade”, que reúne trabalhos em cerâmica, encadernação, entalhe, marchetaria, mosaico e restauro em madeira, de artistas dos ateliês do Centro de Criatividade de Curitiba. Os artistas foram convidados a expor no novo centro cultural, estabelecendo um intercâmbio entre as comunidades de duas diferentes regiões da cidade.
Com curadoria de Pedro Moreira, a exposição faz parte do projeto CCC em Movimento e tem o sentido de compartilhar a expressão criativa – neste caso, inspirada no exemplo de Vladimir Kozák, cineasta, antropólogo, pesquisador e estudioso dos indígenas brasileiros. “A arte, a expressão criadora, a técnica, o conhecimento dos materiais se estruturam porque necessitam, como Kozák, compartir”, diz o curador.
Unidade da Fundação Cultural de Curitiba, a Casa passou por uma ampla reforma e agora oferece à comunidade local uma biblioteca e espaços para leitura, atividades literárias, cursos e exposições. A reforma incluiu a reconstituição de toda a estrutura de madeira, com substituição do piso, esquadrias e telhado, e também a renovação dos sistemas elétrico, hidráulico, de lógica e telefonia. A casa passou a contar com sistema de prevenção de incêndio, estrutura de acessibilidade para deficientes físicos, estacionamento para quatro veículos e bicicletário.
O imóvel, que foi residência de Vladimir Kozák, pertencia à Secretaria de Estado da Cultura e era utilizado pela Fundação Cultural por meio de um convênio. Foi repassado definitivamente ao município em dezembro de 2013. A própria Prefeitura solicitou a doação com o intuito de recuperar a casa e reativar a biblioteca. O processo de registro em cartório foi concluído em dezembro de 2014.
Serviço:
Exposição “Ubiquidade”, de obras de artistas dos ateliês do Centro de Criatividade de Curitiba
Local: Casa Kozák – Rua Padre Júlio Saavedra, 588 – Uberaba
Abertura: 28 de outubro de 2016 (sexta-feira), às 15h.
Horário: Até 4 de fevereiro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Entrada franca