20 C
Curitiba
quinta-feira, 23 maio 2024

Celebrando 70 anos, Centro Juvenil de Artes Plásticas promove 4º Concurso de Desenho

Estão abertas as inscrições para o 4º Concurso Paranaense de Desenho, evento promovido pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura. Até o dia 11 de agosto, crianças e jovens de 8 a 17 anos matriculados em escolas públicas ou privadas em todo o Paraná poderão participar.

Com o tema “Centro Juvenil de Artes Plásticas do Paraná – 70 anos ensinando arte”, esta edição celebra a importância na educação e difusão da arte paranaense e das ações desenvolvidas pelo CJAP, que este ano comemora 70 anos de criação (16 de junho de 1953). Para a produção das artes, os participantes poderão escolher entre dois subtemas que envolvem a trajetória da instituição: “História do CJAP” e “Artistas ex-alunos e diretores do CJAP”.

Os desenhos devem ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, giz de cera, pastel, canetas hidrográficas, entre outras. É importante seja produzido sem suporte digital e sem ajuda de terceiros. A obra também deve ser original e inédita, ou seja, não pode ter sido editada ou publicada (parcialmente ou em sua totalidade) em qualquer meio de comunicação.

O concurso irá selecionar 40 trabalhos, divididos em duas categorias: infantil, para participantes de 8 a 12 anos; e juvenil, para participantes de 13 a 17 anos. Serão escolhidos 20 desenhos em cada categoria, totalizando 40 selecionados para a próxima fase do concurso, que será definida em setembro. Para promover a inclusão e diversidade, 30% das vagas destinam-se aos participantes das cotas: raça, pessoas com deficiência, baixa renda e refugiados.

O diretor do CJAP, Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto, disse que o concurso é uma oportunidade única para crianças e jovens de todo o Paraná expressarem sua criatividade, talento e sua visão de mundo. “E, ainda, esta edição do concurso faz parte das celebrações de 70 anos do CJAP, uma instituição que tem desempenhado um papel fundamental na formação destes jovens artistas e na disseminação da arte em nosso Estado”, afirmou.

Adriana Carla Dalazen Cichocki, responsável pela equipe organizadora, ressaltou que ao escolher esse tema busca-se valorizar a história e pioneirismo da instituição, que tem contribuído para o desenvolvimento do olhar sensível de gerações. “Também queremos incentivar alunos e professores de todo o Paraná a pesquisarem a história e as pessoas que fizeram parte deste centro de arte”, completou.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever e enviar os desenhos digitalizados os interessados devem preencher os formulários abaixo:

Categoria Infantil – 08 a 12 anos

Categoria juvenil – 13 a 17 anos.

As inscrições vão até 11 de agosto. Em setembro serão divulgados os 40 selecionados que irão integrar tanto o catálogo quanto a exposição.

Confira datas, requerimentos e detalhes do processo seletivo acessando o regulamento completo AQUI . O documento de cessão de imagem e direitos autorais, solicitado como anexo no formulário, pode ser encontrado AQUI .

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS