16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Cidade dá mais um passo ao futuro com inauguração do primeiro Fab Lab público

Nesta quinta-feira (28/3), foi a vez de a Regional Cajuru comemorar o aniversário de 326 anos de Curitiba. A festa, na Rua da Cidadania, teve apresentação do espetáculo teatral Auto de Fundação de Curitiba e inauguração do primeiro Fab Lab público da cidade.

O Fab Lab Cidadania do Cajuru funciona como um laboratório de fabricação digital e prototipagem no qual estudantes, empresas e comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática ideias inovadoras.

Ao descerrar a placa, o prefeito Rafael Greca deu início às atividades do Fab Lab, que faz parte do programa Liceus de Ofícios. “O que vemos aqui é a chegada da tecnologia e da inovação à cidade de Curitiba. No portal do Cajuru temos agora o portal do futuro. Até então tínhamos os liceus de ofícios das profissões tradicionais. Agora trazemos a indústria 4.0 com equipamentos modernos, onde a pessoa entra somente com as ideias que podem ser compartilhadas”, disse o prefeito.

Greca destacou que o Fab Lab estará à disposição de todos os curitibanos que passam a ter acesso à cultura do Faça-Você-Mesmo. “Um mundo novo se abre, com humanismo e luz e com gente que será capaz de inventar o próprio emprego, inventar uma nova economia criativa e fazer avançar essa grande cidade.”

No espaço de 150m² estão instalados laboratório de informática, salas para cursos e ambientes para reuniões e videoconferência, além de equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem, como impressoras e scanner 3D, cortadora a laser, router, plotter e fresadora.

Durante a visita, Greca recebeu de presente um chaveiro com a logo do programa Liceus de Ofícios e Inovação feito na hora pela representante da empresa fabricante da impressora 3D, Vanessa Peixoto.

No Fab Lab será possível capacitar pessoas para uso das máquinas até criar protótipos de produtos idealizados pelos participantes. O espaço ofertará cursos de manutenção de computadores, smartphones, impressoras e drones; especialização em fabricação digital; modelagem 3D; prototipagem; prototipagem eletrônica; corte laser; modelagem CNC; Arduíno Básico e Arduíno Profissional.

Apresentação

Emocionado, o prefeito acompanhou a encenação do Auto de Fundação de Curitiba e assistiu a apresentações do coral formado pelos estudantes das escolas Guilherme Lacerda Braga, Senador Enéas Faria e Michel Khury. O prefeito também distribuiu pequenos pedaços de bolo bem-casado embrulhados em pacotes com fita vermelha.

Cerca de 340 estudantes das três escolas municipais participaram da comemoração. O Auto de Fundação está percorrendo todas as regionais da cidade.

Presenças

Participaram do evento o presidente da FAS, Thiago Ferro, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila; o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, e os administradores das regionais Cajuru, Adriane dos Santos, e Matriz, Dirceu de Matos.

E, ainda, a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora Graciela Bolzón, o vereador Serginho do Posto, a superintendente de Gestão da FAS, Veranice Vieira Hayashida, e o superintendente do Trabalho e Emprego da FAS, Fabiano Vilaruel.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS