10 C
Curitiba
sexta-feira, 19 abril 2024

Com avanço do coronavírus, escolas municipais suspendem aulas presenciais

Em obediência ao decreto do Governo do Estado, que restringe atividades devido ao avanço da covid-19, a Secretaria Municipal da Educação suspende as aulas presenciais do ensino em formato híbrido (presencial + videoaulas da TV Escola Curitiba), que começaram nesta segunda-feira (22/2).

A partir da próxima segunda-feira (1º/3), as aulas serão ofertadas exclusivamente na opção remota, pela TV aberta ou no YouTube, no canal TV Escola Curitiba.

Segundo a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o retorno do formato híbrido só será feito quando houver anuência das autoridades de saúde.

“Tomamos todas as medidas para garantir um retorno seguro às salas de aula, mas a evolução da doença atingiu níveis elevados e agora nos cabe garantir o ensino de qualidade no formato remoto”, afirmou Maria Sílvia.

Divisão em grupos

As aulas presenciais começaram na segunda-feira (22/2). Os alunos do formato híbrido foram divididos em dois grupos (A e B) para frequentar separadamente as escolas. Cada grupo tem cerca de 40 mil crianças e estudantes, mas somente o grupo A chegou a ter aulas presenciais. 

Na TV

A programação das videoaulas foi adaptada para contemplar a sequência pedagógica de quem estava no híbrido e no remoto, dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.

“Na semana que vem, teremos videoaulas específicas para os grupos A e B. Isso evita uma interrupção no fluxo dos conteúdos que o estudante está acompanhando, pois deve haver uma sequência pedagógica”, explicou a superintendente de Gestão Pedagógica, Andressa Pereira.

Quem está no Grupo A (presencial na primeira semana) deve assistir às videoaulas nos canais 4.2 e 9.2. E quem é do Grupo B (que iria para a aula presencial no dia 1º de março) ou do remoto desde o início do ano letivo, deverá acompanhar as videoaulas novas no canal 16.4. O mesmo material também fica disponível no YouTube: canal TV Escola Curitiba.

Como em 2020, todo o conteúdo da rede estará disponível pela TV Escola Curitiba: propostas da educação infantil e videoaulas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de matemática, língua portuguesa, robótica, geografia, educação física, arte, ciências, história, ensino religioso, literatura, direitos humanos e família, programa Linhas do Conhecimento, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As aulas são elaboradas e ministradas pelas equipes de professores da Secretaria Municipal da Educação. O conteúdo foi desenvolvido com base no currículo da rede municipal, especialmente no material elaborado para 2021, os Cadernos Pedagógicos de Unidades Curriculares de Transição.

Para assistir no YouTube, acesse Canal TV Escola Curitiba. Já são 30 milhões de visualizações e 124 mil inscritos.

Na TV aberta, é possível acompanhar pelos canais 9.2 UHF (Paraná Turismo), 4.2 (Rede Massa) e 16.4 (TV Evangelizar).

Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o material é produzido e disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná nos canais 7.2 e 7.3 (Aula Paraná).

Grade semanal para 2021 na rede municipal

Segunda-feira: Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física
Terça-feira: História, Arte, Direitos Humanos e Família ou Linhas do Conhecimento
Quarta-feira: Ensino Religioso, Geografia, Práticas da Educação Integral
Quinta-feira: Língua Portuguesa, Ciências, Educação Física
Sexta-feira: Matemática, Língua Portuguesa, Robótica
Sábado: Matemática (Adequação Metodológica), Língua Portuguesa (Adequação Metodológica) e Literatura

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS