Os trechos de avenidas e ruas abaixo estão recebendo sinalização alertando sobre a fiscalização com radares, que começará a ser feita na próxima semana. A instalação dos equipamentos é um pedido da população, por causa do comportamento imprudente adotado por parte dos condutores, e foi precedida por análises técnicas da Superintendência de Trânsito (Setran).
1. Avenida Comendador Franco – limite de 70 km/h – e Rua Maurício Fruet – 50 km/h
No bairro Jardim Botânico foram substituídos os equipamentos instalados próximo a um supermercado e a uma rede árabe de fast-food, na Rua Maurício Fruet e na Avenida Comendador Franco. Por ser um grande corredor intermunicipal no sistema viário da cidade, a Comendador Franco permanecerá com limite de velocidade em 70 km/h, diferente da maior parte das vias da cidade que estão passando por uma readequação e que, nos próximos meses, terão velocidade máxima de 50 km/h.
A Comendador Franco é uma via arterial com características de trânsito rápido que tem, dentro do contexto urbanístico, a função prioritária de escoamento de veículos para outras regiões da cidade, município vizinho e aeroporto. Tem estrutura com pista dupla, com três ou quatro faixas de trânsito, transposições em desnível com viaduto e trincheiras, transposições em nível com semáforos e faixas de desaceleração.
“Na Comendador Franco temos um dos locais mais críticos em ocorrências gerais de acidentes, inclusive os mais graves. Os radares auxiliam no controle da velocidade e na travessia de pedestres”, salienta a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.
Já a Rua Maurício Fruet é uma via caracterizada como coletora, com duas e três faixas de circulação, e faz a ligação entre bairros e com travessias de pedestres em muitos pontos, como no Terminal Vila Oficinas, na Rua da Cidadania do Cajuru e no Jardim Botânico, local turístico mais visitado de Curitiba.
2. Rua Nilo Peçanha – 50 km/h
Trecho sinuoso da Rua Nilo Peçanha, no bairro São Francisco, passará a ter fiscalização eletrônica nas proximidades de um supermercado. O objetivo é reduzir as colisões e o impacto de possíveis acidentes de trânsito na via, que passou a ter limite de velocidade de 50 km/h. A Rua Nilo Peçanha, somente no trecho entre as ruas Carlos Pioli e Lysímaco Ferreira da Costa (com duas curvas em sequência), registrou dez colisões ao longo de 2020.
“O local é em declive, em curva acentuada e antecede um cruzamento semaforizado para pedestres. O trecho ainda tem grande circulação de pedestres pelos serviços ofertados nas proximidades, com comércios, serviços, empresas, supermercado e dois estabelecimentos de ensino”, aponta Rosangela.
3. Rua Almirante Tamandaré – 50 km/h
Cortando o bairro Juvevê, a via faz importante ligação de parte da região norte com a região central da cidade. Análise técnica da Setran constatou elevada potencialidade de acidentes nas proximidades com o cruzamento da Rua Augusto Stresser, onde havia pedidos da população e agora um novo radar começa a funcionar.
4. Ruas Padre Paulo Warcocz – 40 km/h – e Professor Pedro Viriato Parigot de Souza – 60 km/h
Nas proximidades de dois estabelecimentos de ensino, no bairro CIC, os radares vão contribuir para a segurança viária da comunidade acadêmica, principalmente após o retorno das aulas presenciais, e atende a uma reivindicação da população para o trecho que conta ainda com um conjunto habitacional vertical com mais de mil residências.
Com a Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, a Professor Pedro Viriato Parigot de Souza integra o eixo viário oeste da cidade, fazendo o escoamento de tráfego bairro/centro nos dois sentidos. No cruzamento com a Rua Padre Paulo Warcocz, após trecho em curvas, há grande demanda de travessia de pedestres, com escola nas proximidades.