14.5 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Conheça a Capela Santa Maria e o Cine Passeio em tour virtual

Se você ainda não conhece a Capela Santa Maria e o Cine Passeio, tem a oportunidade de fazer agora um passeio virtual por essas duas importantes unidades culturais mantidas pela Prefeitura de Curitiba.

A Capela Santa Maria tem uma belíssima sala de concertos e é a sede da Camerata Antiqua de Curitiba. Ali também funcionam a Coordenação de Música da Fundação Cultural e setores administrativos do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

Localizada no Centro, a capela em estilo neoclássico foi construída pela Congregação Marista, em 15 de outubro 1939, em devoção à Nossa Senhora da Conceição. Restaurada pelo município, foi transformada em sala de concertos, além de ser, desde 2008, a sede da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de coro e orquestra fundado em 1974 e mantido pela Prefeitura.

A sala de concertos tem 203 lugares na plateia e 75 lugares nos mezaninos laterais e no primeiro balcão. Há lugares reservados para pessoas com necessidades especiais, além de elevador e rampa de acesso.

Espaço destinado à música erudita, a Capela Santa Maria mantém uma programação permanente de concertos ao longo do ano, trazendo grandes nomes e importantes grupos de música erudita e antiga do Brasil e do exterior. O espaço conta com sala de concertos, salas para ensaios, produção e acervo de partituras, além de instrumentos como o piano Steinway, considerado um dos melhores do mundo.

Ponto de encontro

O Cine Passeio completou recentemente um ano de existência. Foi inaugurado em 27 de março de 2019, com a proposta de trazer de volta a concepção dos cinemas de rua e ser um espaço de formação audiovisual e de inovação na área da economia criativa. Também fica no Centro de Curitiba e desde a sua abertura tem sido um importante ponto de encontro dos amantes da sétima arte. Foi considerado pela revista Exibidor “um dos 20 cinemas mais legais do mundo”.

Junto à entrada do Cine Passeio, na Rua Riachuelo, ficam a Sala Luz e a cafeteria. No segundo andar estão a Sala Ritz e uma sala para cursos.

O complexo tem no subsolo uma área dedicada às ações de formação, que recebeu o nome de Espaço Valêncio Xavier. Conta com uma sala multiuso (Estúdio Valêncio Xavier) e a Sala Video On Demand, que se refere ao consumo de conteúdo digital com escolha do usuário.

No subsolo está instalada também a segunda unidade do Worktiba, primeiro coworking público do Brasil criado para atender a necessidade de pequenos e microempreendedores. Esta unidade tem como foco a economia criativa, o audiovisual e a inovação.

Um cinema a céu aberto faz parte do complexo do Cine Passeio e funciona no terraço, que dispõe ainda de uma área para eventos.

O Cine Passeio ocupa uma edificação histórica, classificada como Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP), que foi totalmente restaurada e adaptada para receber as atividades culturais dentro do programa Rosto da Cidade. Originalmente, o prédio foi construído em meados da década de 1930 para abrigar setores administrativos do Exército e assim funcionou até aproximadamente o final da década de 1990. 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS