Curitiba está participando do Smart City Expo Latam Congress, um dos mais importantes eventos internacionais da agenda da inovação, que reúne de 2 a 4 de julho representantes de 350 cidades do mundo em Puebla, no México. A expectativa é que o congresso atraia 13 mil visitantes, além de empresas e instituições.

O case do Vale do Pinhão, movimento que faz parte do ecossistema de inovação de Curitiba, é finalista do Latam Smart City Awards 2019, prêmio internacional que será entregue nesta quarta-feira (3/7) no evento. O prêmio celebra iniciativas inovadoras de governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latino-americanos.

A Prefeitura de Curitiba também participa da delegação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que se reuniu com a prefeita de Puebla, Claudia Rivera Vivanco.

Mulheres

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, destaca que a agenda do congresso está bastante concentrada em questões de empoderamento feminino.

Há muita discussão sobre o papel das mulheres. O lema é inclusão radical, um espaço para todos e todas”, conta Cris Alessi.

O tema está conectado com o que Curitiba já vem fazendo no programa Empreendedora Curitibana, que estimula mulheres a abrir ou fazer crescer os negócios.

Neste ano, a edição do congresso é norteada por cinco tópicos: Empoderamento do cidadão e governo aberto; Energia e meio ambiente; Equidade, aprendizagem e cultura; Ciclo da água; Mobilidade e planejamento urbano e territorial; Segurança e resiliência; e Transformação digital e desenvolvimento econômico.

Pela segunda vez

O Vale do Pinhão concorre na categoria Smart Latam, que reconhece planos estratégicos que combinam projetos e iniciativas para a consolidação de cidades inteligentes.

Na edição de 2018, Curitiba foi premiada com o aplicativo Saúde Já, que ganhou na categoria Transformação Digital.