O Vale do Pinhão será endereço de um complexo educacional inovador que irá contar com escola integral, Centro Municipal de Educação Infantil e Farol do Saber e Inovação, num ambiente abastecido por energia renovável.
Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o estudo preliminar do complexo educacional, onde irão funcionar a Escola Municipal Irmãos Rebouças, o CMEI Enedina Alves Marques e o Farol do Saber e Inovação Pamphylo D´Assunção foi aprovado, nesta sexta-feira (28/10), pelo prefeito Rafael Greca.
Pelo menos 1.000 crianças serão atendidas no novo empreendimento de ensino municipal, das quais 600 na escola integral e 400 no CMEI, que será implantado na Rua Engenheiros Rebouças, 1.255.
“No terreno que vai da rua Engenheiros Rebouças até a Brasilio Itiberê, no Vale do Pinhão, faremos super escola integral para mil curitibinhas, com Farol do Saber dedicado ao intelectual Dr. Pamphilo D’Assumpção; CMEI em homenagem à primeira Engenheira do Paraná, Enedina Marques e escola integral dedicada aos Irmãos André e Antônio, os Engenheiros Rebouças – autores do primeiro abastecimento de água de Curitiba (1871) e da ferrovia Curitiba Paranaguá (1885)”, afirmou Greca.
Sustentabilidade
O anteprojeto, com amplo viés sustentável, é de autoria da arquiteta Lisiane Soldateli Vidotto em parceria com o arquiteto Paulo França, desenvolvido sob a coordenação da diretora de projetos do Ippuc, Célia Bim.
“Nossa proposta foi ter um conceito de edificação que integrasse mais o externo, o verde e a luz o sol dentro da construção. Será uma estrutura com arquitetura bem mais aberta e fluída, mas que também contará com estrutura de fechamento para os dias frios curitibanos”, explicou a diretora de Projetos do Ippuc, Célia Bim.
O elemento principal do empreendimento será uma grande área verde de atividades localizada entre os dois blocos da escola e do CMEI, o qual fará a integração e a costura de tudo com um espaço verde, lúdico e seguro. Uma grande cobertura servirá de usina solar e haverá ainda reaproveitamento de água de chuva.
O projeto foi pensado também para que grande parte das instalações como as áreas verdes, auditório e centro de esportes possam ser utilizados pela comunidade nos finais de semana.
O anteprojeto foi apresentado ao prefeito em reunião no Palácio 29 de Março com a participação do presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur e da diretora de Projetos do Instituto, Célia Bim, acompanhada dos arquitetos Paulo França e Lisiane Soldateli Vidotto. Da Secretaria Municipal da Educação, participaram o superintendente executivo da SME, Oséias Santos de Oliveira, o coordenador de Obras da SME, e a chefe de gabinete da SME, Luciana Faria.
Homenageados
A escolha das personalidades que emprestam o nome à estrutura de ensino público representa o reconhecimento do município à grande contribuição da população negra curitibana à cidade e à formação dos cidadãos.
Curitibana, Enedina Alves Marques nasceu em 13 de janeiro de 1913. Formou-se em Engenharia Civil em 1945 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), entrando para a história como a primeira mulher engenheira no Estado e a primeira engenheira negra do Brasil. A Usina Capivari-Cachoeira é considerada seu maior projeto. Também se destacam o Colégio Estadual do Paraná e a Casa do Estudante Universitário de Curitiba (CEU).
Os Irmãos Rebouças nasceram em Cachoeira, na Bahia. André, o mais velho, em 1938, e Antônio em 1839. Eram netos de uma escrava alforriada e um alfaiate português. Os irmãos ingressaram juntos no curso de engenharia da Escola Militar, no Rio de Janeiro. Foram em seguida para a Europa, onde se especializaram na construção de portos e ferrovias. Ao retornarem ao Brasil foram responsáveis por grandes obras, como a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá.
João Pamphylo Velloso D’Assumpção, nascido em Curitiba em 7 de setembro de 1868, formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1889. Após alguns anos atuando em São Paulo retornou à capital do Paraná, onde abriu seu escritório. Foi o responsável pela instalação da Seção Paranaense da OAB e seu presidente.