Curitiba vive uma nova onda de investimentos do varejo supermercadista. Nos últimos meses, não faltaram anúncios de inaugurações e da contratação de mão-de obra para novas lojas. Em apenas nove meses, de janeiro e setembro de 2025, foram inaugurados 288 estabelecimentos, entre hipermercados, supermercados e minimercados na capital — um crescimento de 21,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram abertas 237 unidades, segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento.
Os números revelam o apetite do setor: foram dois hipermercados, 14 supermercados e 272 minimercados abertos em nove meses. Estima-se que os investimentos geraram aproximadamente 5,6 mil empregos na capital no período.
Por trás dos investimentos, está o bom potencial de consumo de Curitiba, fruto da combinação de baixo índice de desemprego e rendimento acima da média brasileira. Dados do Censo 2022 mostram que o trabalhador curitibano recebe, em média, quatro vezes mais que o salário mínimo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desemprego está em 4%, número conceituado como pleno emprego pelos economistas.
“Curitiba vem atraindo investimentos e o setor supermercadista é um dos destaques ao fortalecer a economia regional, gerar empregos e trazer comodidade para a população”, afirma o prefeito Eduardo Pimentel. “Isso mostra o potencial de mercado e também a confiança do empresariado em investir na nossa cidade”, completa.
Segundo o superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Maurício Bendixen, o varejo vive um novo ciclo de investimentos e modernização, com revitalização de espaços urbanos, geração de empregos e avanços em tecnologia e serviços. “A concorrência saudável tem trazido lojas melhores, mais próximas do consumidor, com mix adequado e preços competitivos, refletindo diretamente em benefícios para toda a comunidade”, diz Bendixen.
Grandes redes
Redes tradicionais como Festval, Muffato, Ítalo e Condor lideram a expansão na capital, reforçando a disputa pelo espaço no carrinho do consumidor curitibano.

O Festval abriu cinco novas unidades em Curitiba em 2025 – Ouvidor Pardinho, Bacacheri, Praça Osório, Batel e Cabral – e prepara a inauguração da sexta loja do ano, prevista para a próxima quinta-feira (23), no bairro Juvevê. A expansão já gerou cerca de 1.080 empregos diretos na cidade. Com a nova unidade do Juvevê, serão 37 lojas da rede na capital.
“A ideia é levar as lojas Festval para locais onde ainda não atuávamos, com objetivo de estar mais próximos dos clientes, pois proximidade e conveniência são sempre fatores importantes”, diz o gerente de marketing do Festval, Fabiano Szpyra. Para o próximo ano estão previstas mais duas lojas em Curitiba – Moinho Bacacheri e Pilarzinho.
R$ 40 milhões e 150 empregos

A rede Condor abriu, no fim de julho, uma nova loja no bairro Barreirinha, com investimento de R$ 40 milhões e geração de 150 empregos. O grupo anunciou que planeja a abertura de mais três unidades em Curitiba nos próximos meses, nos bairros Mercês, Tarumã e Campo do Santana. Segundo o presidente do grupo, Joanir Zonta, a nova loja nas Mercês deve ser inaugurada ainda em 2025.
Ano de forte expansão

No mês passado, o grupo Muffato abriu duas novas lojas na cidade, uma no Jardim das Américas e outra na Rua Comendador Araújo, no Centro. Neste mês, abriu mais uma no Uberaba, o atacarejo Max Atacadista. Os projetos são parte de um plano mais amplo de expansão nacional da rede.
“Este está sendo um ano forte de expansão. São 16 novas lojas no País, sendo nove no Paraná e quatro em Curitiba em 2025. Criamos 3 mil novos empregos no Brasil este ano. Todo esse investimento mostra nossa crença no nosso Estado e no nosso País”, destaca Everton Muffato, diretor do grupo.
Boa parte dos colaboradores das novas unidades foi contratada em uma feira de empregos exclusiva para o grupo, organizada pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) na Regional Boqueirão.
R$ 50 milhões na nova unidade

Outra aposta do setor foi feita pela rede Ítalo, que investiu R$ 50 milhões na nova unidade SuperDia Atacado, inaugurada no bairro Tarumã no mês passado. O empreendimento gerou 180 novos empregos.
Um novo ciclo
Segundo Bendixen, o setor deve manter crescimento moderado, com maior integração tecnológica, uso intensivo de dados, gestão de relacionamento com o cliente e formatação híbrida de lojas (atacarejo, vizinhança, conveniência). “O consumidor seguirá multicanal e sensível a valor, e a agenda de produtividade, tecnologia e capacitação será determinante para sustentar o novo ciclo de expansão e adaptação tributária (com a Reforma Tributária)”, disse.
Panorama
O setor supermercadista conta com 4.482 empresas ativas em Curitiba, a maioria formada por minimercados (4.095), supermercados (324) e hipermercados (63). Os bairros com maior número de empresas do setor são CIC (CIC), com 483 lojas, Sítio Cercado (343), Cajuru (280), Tatuquara (194), Uberaba (194) e Centro (185).