23.8 C
Curitiba
sexta-feira, 12 abril 2024

De artesanato japonês à arte digital, Portão Cultural tem novas exposições

O Portão Cultural está cheio de novas atrações para o público. De mostra de teatro de bonecos a instalações de arte digital, passando por exposição de arte têxtil e de peças de artesanato japonesas, o complexo da Fundação Cultural tem cinco novas opções para o público, todas com entrada de graça.

A partir desta terça-feira (7/12), começa a segunda Mostra de Bonecos, que irá trazer o teatro de bonecos para o Auditório Antônio Carlos Kraide, em uma sequência de apresentações que serão acompanhadas por exibição de filmes sobre teatro de bonecos.

Outra novidade são duas instalações da artista Arícia Machado, que envolvem arte digital e temas relacionados à tecnologia. Uma dessas instalações, chamada Natura in Data, já está em funcionamento na sala de exposição de arte digital. A outra abrirá nesta sexta (10).

Também estão abertas ao público a exposição O Corpo na Linha de Borda, que apresenta um trabalho coletivo de artistas plásticos contemporâneos que trabalham com têxtil, e uma que expõe peças de artesanato japonesas.

 

Confira tudo o que tem para ver no Portão Cultural

Avenida República Argentina, 3.432, no Portão
De terça a domingo, das 10h às 19h

 

A Beleza do Artesanato Tohoku

Sala Domício Pedroso (andar 1) Até 25/12

Exposição itinerante que já passou por vários países e outras cidades do Brasil conta com vários tipos e estilos de artesanato, potes, jarros, tigelas, cestas, roupas bordadas, trabalhos em madeira e metal, além de algumas pinturas.  Todas as obras vêm da região de Tohoku, no norte do Japão, e refletem a sua diversidade artesanal.
A primeira edição da mostra foi feita em março de 2012, em Colônia, na Alemanha, no período em que se marcava um ano desde que um trágico terremoto e tsunami devastaram aquela região japonesa. Além das inúmeras vidas perdidas nessa tragédia, também houve enorme dano material, o que afetou fortemente certos tipos de manufatura e artesanato.

 

Natura in Data

Sala de exposição de arte digital Até 6/2/2022

A artista Arícia Machado terá duas instalações no local, uma chamada Natura in Data e a outra Noite Ciborgue. Ao chegarem no pequeno saguão que dá acesso a sala de exposição de arte digital, no andar térreo, os visitantes irão se deparar com uma série de televisores mostrando artistas performáticos enrolados em fios de computador, que parecem prendê-los e machucá-los.

A sala da exposição em si é um quarto todo escuro, com projeções em cada uma de suas quatro paredes exibindo imagens semelhantes, que relacionam a tecnologia com um cenário um tanto perturbador e provocativo.

Arícia conta que a ideia do projeto veio de um roteiro que ela escreveu para seu trabalho de conclusão de curso de Cinema. E o objetivo era exatamente trazer essa visão mais distópica relacionada com a tecnologia e sua relação com o ser humano.

Noite Ciborgue
Sala Célia Lazzarotto (andar -1)
De 10/12 a 20/2/2022

A outra exposição de Arícia, Noite Ciborgue, envolve um painel no chão e postes luminosos na sala Célia Lazzarotto, no subsolo. No dia 11/12 (sábado), haverá um evento de abertura com um bate-papo entre a artista e o curador.

 

O Corpo na Linha de Borda

Sala 1 (andar 1) Até 22/2/2022

Esta exposição foi feita por um coletivo de 12 artistas e foi inaugurada no último sábado (4/12). A mostra, que tem várias obras de arte envolvendo trabalhos em tecido, contará, em cada peça, com um código QR, com que o público poderá aprender mais sobre a obra e seu processo de criação, que foi aberto ao público. A exposição ficará na sala 01, no último andar, em frente a Sala Domício Pedroso, até o dia 22 de fevereiro.

 

2ª Mostra de Bonecos

A Segunda Mostra de Bonecos do Portão Cultural contará com apresentações teatrais e filmes de teatro de bonecos. As apresentações acontecerão no Auditório Antônio Carlos Kraide, e serão realizadas por diferentes companhias teatrais.

Todos os espetáculos terão duas apresentações, uma às 15h e outra às 20h. A única exceção é a peça Os Bichos que será exibida tanto na abertura (7/12) às 20h, quanto no encerramento (12/12), às 16h. O encerramento também contará com a apresentação de alunos das oficinas ministradas em visitas a escolas.

Os filmes, espetáculos filmados, sempre serão exibidos 45 minutos antes dos espetáculos, no hall do auditório. Também no hall de entrada do auditório, já se encontra outra atração da mostra: uma exposição de Criaturas de Papel Jornal, bonecos artesanais feitos por Evaldo Barros.

A entrada é grátis, mas quem quiser pode levar um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.

2ª Mostra de Bonecos
Auditório Antônio Carlos Kraide
Até dia 22/12

Dia 7
19h30 – Filme: O Jardim de Francisco
20h – Apresentação: espetáculo Os Bichos

Dia 8
15h e 20h – Apresentação: Dia Clara, Noite Escura Cia Thayana Barbosa
19h30 – Filme: A Primeira Cuidadora

Dia 9
15h e 20h – Apresentação: Entre Janelas – Tato Criação Cênicas
19h30 – Filme: No mundo de Maria João

Dia 10
15h e 20h – Apresentação: O Patinho Feio – Miiller Teatro de Bonecos
19h30 – Filme: A Primeira Cuidadora

Dia 11
15h e 20h – Apresentação: Maria das Cores e Seus Amores
19h30 – Filme: No mundo de Maria João

Dia 12
16h e 17h – Apresentação: Os Bichos Almazem Teatro de Bonecos
15h30 – Filme: O Jardim de Francisco

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS