Dentro da programação comemorativa ao Dia do Meio Ambiente, um grande desafio para os curitibanos está marcado para esta sexta-feira (10) e sábado (11). A Prefeitura de Curitiba, em parceria com o Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-Pr) e a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), realiza o Dia do Desafio Sustentável, para coleta de cerca de 20 tipos de resíduos. A ação ocorrerá em dois locais: no Centro de Eventos da FIEP, no bairro Jardim Botânico, e na unidade da entidade na Cidade Industrial de Curitiba.

Durante os dois dias, serão coletados pneus, gesso, madeira, tintas, latas em geral, óleo de cozinha, garrafas PET, sacos de cimento, caliça, pilhas e baterias, papeis, revistas e jornais, vidros e garrafas, plásticos em geral, remédios, material de demolição, móveis e roupas.

Para que seja possível destinar adequadamente cada resíduo, o Desafio Sustentável contará com o apoio de empresas especializadas em cada tipo de material que, ao final, farão o processo de logística reversa, beneficiando o meio ambiente e a população em geral.

De acordo com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, a participação da Prefeitura nessas parcerias faz parte do esforço da administração municipal em prol do desenvolvimento sustentável. “Temos o desafio de manter Curitiba como uma das cidades mais limpas da América Latina, como mostrou o Green City Index 2015, e para isto todos precisam colaborar”, diz o prefeito.

“O Sinduscon-PR participa ativamente do Comitê de Logística Reversa na Construção Civil. Por isso, propomos um dia especial para coletar itens que muitas vezes são descartados de forma inadequada e podem causar danos às pessoas e também ao meio ambiente”, afirma o presidente do Sinduscon-PR, José Eugenio Gizzi.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, afirma que qualquer ação em que as indústrias contribuam com a preservação do meio ambiente é importante no cenário atual. “A Federação tem uma preocupação muito grande com a destinação correta e com a diminuição dos passivos ambientais gerados neste processo. Fazer o correto descarte é fundamental para que esses itens possam ser reinseridos em novos processos produtivos”, acrescenta Campagnolo.

O Dia do Desafio faz parte da Semana Municipal de Meio Ambiente. Para tornar a participação ainda mais atraente, haverá nos locais de coleta food trucks exclusivos do evento. São parceiras do evento: IPCC, FAS, Xibiu, Caliça Ambiental, OK Ambiental, Abrafati, Abeaço, Cooperativa de Catadores, Sinqfar, Aemarcc, Usipar e Abinee.

 

Dia do Desafio Sustentável (Sinduscon e FIEP)

Data: sexta-feira e sábado, 10 e 11 de junho

Locais: Fiep Jardim Botânico (Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico), das 9h às 22h, e na Fiep CIC (Rua Senador Accioly Filho, 298), apenas coleta de eletroeletrônico, das 9h às 20h.