20 C
Curitiba
quinta-feira, 23 maio 2024

Descubra obra rara barroca de Zelenka com a Camerata Antiqua de Curitiba

Composição barroca inédita no Brasil ganha as vozes e os instrumentos dos músicos da Camerata Antiqua de Curitiba. Será a primeira vez que um grupo brasileiro apresenta a Missa Sanctissimae Trinitatis de Zelenka.

As apresentações acontecem na Capela Santa Maria nesta sexta-feira (15/9), às 20h, e no sábado (16/9), às 18h30, e os ingressos estão disponíveis por R$ 35 (inteira) e R$ 17,50 (meia-entrada) pelo site comprenozet.com.br.

Os concertos terão a condução do maestro carioca Tobias Volkmann, com um elenco de solistas notáveis.

Programa

A Missa Sanctissimae Trinitatis, composta por Jan Dismas Zelenka, um destacado compositor boêmio do período barroco, em 1736, é uma homenagem à Santíssima Trindade. Esta obra é uma representação da liberdade artística irrestrita conquistada pelo artista naquela época.

Uma característica deste concerto é a inclusão de flautas, oboé e clarinete, no movimento Agnus Dei. O maestro Volkmann descreve a composição como “uma obra-prima surpreendente que exibe o talento experimental e vibrante de Zelenka, integrando um estilo galante, poderoso e repleto de cores”. O maestro, que já liderou mais de 30 orquestras em todo o mundo, atualmente é diretor artístico da Orquestra Sinfônica da UNCuyo de Mendoza.

Completando o programa, os solistas Michele Menezes (soprano), Cintia Graton (mezzosoprano), Anibal Mancini (tenor) e Norbert Steidl (barítono) são destaques no cenário da música erudita, cada um com um repertório internacional e uma abordagem musical excepcional.

Sobre a Camerata Antiqua de Curitiba

A Camerata Antiqua de Curitiba é um ícone da música erudita local. Com quase meio século de história, essa formação composta por coro e orquestra conquistou plateias em todo o mundo, realizando concertos memoráveis em locais icônicos.

Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, a Camerata tem forte vínculo com a comunidade curitibana.

Serviço: Missa Sanctissimae Trinitatis

Datas: sexta-feira (15/9), às 20h, e sábado (16/9), às 18h30
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
Ingressos disponíveis no comprenozet.com.br

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS