15.4 C
Curitiba
sexta-feira, 24 maio 2024

Distribuição de mudas de árvores pelos 330 anos de Curitiba começa dia 27

Na próxima segunda-feira (27/2), a partir das 14h, três regionais da cidade dão início à distribuição de mudas de árvores nativas pelo projeto 100 Mil Árvores para Curitiba. Cada uma das dez regionais terá 10 mil mudas disponíveis para a população, como parte dos esforços para chegar aos 330 mil plantios para a comemoração dos 330 anos da capital paranaense. 

As primeiras entregas acontecem nas regionais Boa Vista, Cajuru e Matriz. O cronograma vai até a quinta-feira (2/3), com as regionais CIC e Bairro Novo. 

A distribuição vai até o fim dos estoques. Os munícipes podem escolher entre espécies como araçás, aroeiras-vermelhas, dedaleiros e ipês.

O incentivo à ampliação dos plantios na cidade também é parte das ações do Curitiba Viva Bem, uma série de políticas públicas voltadas à saúde e qualidade de vida da população. 

Para o plantio em áreas privadas da cidade, não há restrição, mas em via pública, além de autorização, é preciso seguir algumas regras. “É preciso respeitar as normas de urbanização da cidade”, explica o engenheiro agrônomo responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro. 

O plantio das árvores deve levar em conta questões como a existência de fiação elétrica, largura das calçadas e outras características. Essas questões serão avaliadas no momento do preenchimento do cadastro para retirada para que seja possível indicar a melhor muda para os objetivos do cidadão.

Por que plantar?

A infraestrutura verde da cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera, por isso, é grande aliadas nas ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra e servem de abrigo à fauna silvestre. 

Confira mais ações sustentáveis que você pode fazer pela cidade e pelo planeta no site da Família Folhas.


Onde buscar a sua muda?

SEGUNDA-FEIRA (27/2)
REGIONAL BOA VISTA – Av. Paraná 3.600 (a partir das 14h)
REGIONAL CAJURU – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 (a partir das 14h)
REGIONAL MATRIZ – Praça Rui Barbosa, 101 (a partir das 14h)

TERÇA-FEIRA (28/2)
REGIONAL BOQUEIRÃO – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430 (a partir das 14h)

QUARTA-FEIRA (1/3)
REGIONAL PINHEIRINHO – Avenida Winston Churchill, 2.033 (a partir das 9h)
REGIONAL PORTÃO – Rua Carlos Klemtz, 1.700 (a partir das 9h)
REGIONAL SANTA FELICIDADE – Rua Santa Bertila Boscardin, 213 (a partir das 9h)
REGIONAL TATUQUARA – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n (a partir das 9h)

QUINTA-FEIRA (2/3)
REGIONAL CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 (a partir das 8h30)
REGIONAL BAIRRO NOVO – Rua Tijucas do Sul, 1.700 (das 8h30 às 12h e das 14h às 17h)

*A distribuição vai até o fim dos estoques

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS