21.1 C
Curitiba
quinta-feira, 16 outubro 2025

Domingo no Centro de outubro terá vacinação, atividades para crianças e muita música

Este final de semana acontece mais uma edição do Domingo no Centro (19/10). A Prefeitura de Curitiba preparou atividades para o público infantil; orientações e serviços, como vacinação; além de exposições e um palco com diversas atrações produzidas pela Rádio Mix. O evento acontece na Rua XV de Novembro, entre a Praça Osório e o Bondinho da Leitura, das 9h às 15h.

“Esta é a 11ª edição do evento, que foi criado no mês de aniversário de Curitiba, e percebemos que já está mais do que consolidado. As famílias se reúnem e vão até o Centro para aproveitar as atividades oferecidas movimentando a cidade. Esperamos todos lá”, afirma o secretário do Governo, Marcelo Fachinello.

Lazer para todos

O palco principal do evento, montado ao lado da Praça Osório, tem a produção da Rádio MIX, que preparou uma seleção especial contando com bandas locais, show de palhaço e apresentação de dança. A área de lazer tem jogos e brincadeiras da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, como o xadrez gigante, tênis de mesa e cama elástica.

Oficina e leitura

A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal da Educação também irão oferecer atividades especiais, muitas delas voltadas ao público infantil. Ao longo de todo o evento tem oficina de escultura para as crianças, contação de histórias e ações de leitura, além de distribuição de livros.

Serviços e bem-estar

Para quem quiser aproveitar para atualizar o calendário vacinal, as equipes da Secretaria Municipal da Saúde estarão fazendo vacinação contra sarampo, influenza e febre amarela. Além disso, distribuição de autotestes, orientações sobre saúde da mulher e prevenção à dengue. Já a Secretaria do Meio Ambiente leva para a Rua XV temas importantes, como a separação e destinação correta de resíduos.

Gastronomia e economia local

Os municípios de Araucária, São José dos Pinhais e Mandirituba participam dessa edição levando a colheita dos morangos da Região Metropolitana. Além disso, o público pode aproveitar para ver carros antigos, se deliciar com a gastronomia dos foodtrucks e conferir os produtos da loja #CuritibaSuaLinda, de economia solidária, e da feira de artesanato.

Os serviços disponíveis serão o Sine Móvel, Espaço Empreendedor Móvel, pronto para oferecer atendimento e capacitação a empreendedores ou pessoas interessadas em montar um novo negócio, e o Urbs Móvel, com emissão de cartão-transporte, consultas de saldo, bloqueio, alteração e atualização.

Um projeto coletivo

Criado em março, durante as comemorações dos 332 anos de Curitiba, o Domingo no Centro faz parte do programa Curitiba de Volta ao Centro, maior projeto de revitalização da região na história da cidade. A iniciativa reúne segurança reforçada, modernização da infraestrutura, conservação do patrimônio e valorização cultural.

O evento conta com a participação de diversas secretarias e órgãos municipais. Participam as secretarias do Governo Municipal (SGM), do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), do Meio Ambiente (SMMA), de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), da Defesa Social e Trânsito (SMDT), da Comunicação (Secom), da Saúde (SMS), de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), da Educação (SME), Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (SEDRMC), da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Municipal de Turismo (IMT), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Fundação da Ação Social (FAS), da Urbs, da Guarda Municipal e da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran).

Edital aberto

A Prefeitura de Curitiba lançou em agosto o edital de patrocínio do Domingo no Centro abrindo espaço para a participação da iniciativa privada, com o objetivo de ampliar e diversificar as atividades oferecidas ao público.

As empresas que desejam participar dos eventos de novembro e dezembro devem se inscrever presencialmente no dia 22 de outubro, no período da manhã, na sede da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico. Na ocasião, os interessados devem entregar a documentação exigida no edital. Serão selecionadas as propostas que atenderem aos critérios de cada lote, considerando os itens obrigatórios e facultativos.

Mais informações estão disponíveis no link: Sua marca no Domingo no Centro!

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 135 | SETEMBRO/2025

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS