20.6 C
Curitiba
sexta-feira, 19 abril 2024

Educação lança minidocumentário sobre intercambistas do Ganhando o Mundo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, lançou nesta terça-feira (5) um minidocumentário com histórias de três estudantes do programa Ganhando o Mundo, de intercâmbio internacional. Poucos dias antes do embarque para o Canadá, no início de fevereiro, uma equipe da pasta foi conhecer um pouco mais da vida das alunas Alessandra Rosenbach, Letícia Daroz e Daiély França, nos municípios de Quinta do Sol, Alto Paraná e Nova Laranjeiras, respectivamente.

O minidocumentário foi gravado nas casas e nos colégios das estudantes, o filme conta com depoimentos de familiares e professores sobre a oportunidade inédita do intercâmbio, além das expectativas das próprias estudantes e a chegada em território canadense.

No fim do material, com pouco mais de 18 minutos, há um breve relato do secretário Renato Feder ressaltando o trabalho conjunto da rede estadual de ensino para que o sonho se tornasse realidade. “É um sonho compartilhado entre o aluno que vai e o professor que criou toda aquela base para o aluno poder ir. E no retorno, essa gratidão, esse reconhecimento vai acontecer de uma maneira muito forte”, disse.

O programa de intercâmbio internacional, idealizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, foi criado para oferecer a estudantes do Ensino Médio da rede pública uma formação em instituições de ensino estrangeiras que tenham curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Os jovens foram selecionados com base em um ranking de melhores notas entre as escolas estaduais e partiram para o Canadá.

Feder também comentou a repercussão do programa. “O Ganhando o Mundo tem um impacto gigante por dois motivos: o de quem viaja, que quando voltar também vai trazer a experiência e passar isso para toda a comunidade, para a escola. O outro ganho é de muito mais estudantes se esforçando, estudando pra ter essa oportunidade, essa chance”, afirmou.

Ainda neste ano a Secretaria da Educação deve divulgar os detalhes da segunda edição do programa, a ser realizada em 2023, em versão ampliada.

Assista aqui:

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS