A Semana Nacional da Enfermagem, comemorada anualmente entre os dias 12 e 20/5 em todo o país, ganha contornos ainda mais especiais neste momento de enfrentamento da pandemia da covid-19. 

“A tribulação vai passar, o tempo de cura virá por este profissionalismo dedicado. Orgulho de Curitiba, nossos profissionais de Enfermagem são sucessores da grande enfermeira britânica Florence Nightingale (1820-1910), símbolo da profissão pelo seu desvelo no trato das vítimas da Guerra da Criméia”, publicou o prefeito Rafael Greca nesta terça-feira (12/5), em suas redes sociais, num post em homenagem à categoria. 

Mais cedo também, o prefeito presenteou a secretária municipal da Saúde de Curitiba, a enfermeira Márcia Huçulak, com uma orquídea. “Neste momento difícil que passamos, a enfermagem mais do que nunca foi colocada à prova. E nossos profissionais de enfermagem têm sido de muita determinação e bravura. Minha homenagem e gratidão a todos”, disse Márcia. 

Em Curitiba, dos 8,7 mil profissionais da saúde da rede municipal, quase a metade é composta pela enfermagem, categoria formada por enfermeiros e técnicos da enfermagem, servidores municipais e contratados pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas). Em homenagem a eles, a Prefeitura publicou dois vídeos em suas redes sociais.

Assista ao vídeo