13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Epidemia de Dengue: teste rápido auxilia controle da doença

A dengue teve seus primeiros casos registrados no século XIX. Em 1903, o mosquito transmissor foi erradicado. Assim, não houve surtos da doença no Brasil até 1981. A partir de então, a dengue voltou a ser uma preocupação, principalmente, quando surgiu a epidemia de casos hemorrágicos, em que o paciente apresenta sintomas mais graves e risco de morte.   

No Paraná, por exemplo, de acordo com o Boletim da Dengue da Secretaria da Saúde do Estado, de 31 de maio de 2022, atualmente, são 382 municípios com notificações, totalizando 79.252 casos confirmados e 38 óbitos, desde agosto de 2021. O número está acima do esperado, colocando o Paraná em situação de epidemia de dengue.

O aumento de casos pode ser percebido pela procura por testes rápidos na Firstlab, de São José dos Pinhais (PR), que desenvolve e fabrica produtos e equipamentos para Laboratórios de Análises Clínicas. “Um dos itens com maior procura nos últimos meses tem sido o Teste Rápido para Dengue, que realiza a determinação quantitativa dos anticorpos IgG e IgM dos vírus da dengue tipo I, II, III e IV, por meio de amostras de sangue, soro e plasma. A vantagem é que o resultado sai em apenas 15 minutos, agilizando a confirmação, tratamento e medidas de controle nas comunidades que mais apresentam casos”, explica Laura Santos, bióloga e gestora comercial da Firstlab. Para se ter ideia, a venda em cada mês de 2022 foi 4x maior do que em dezembro de 2021, e seria ainda mais alta se houvesse mais disponibilidade de produto em estoque.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta > 38.5ºC; dores musculares intensas; dor ao movimentar os olhos; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A infecção pode ser assintomática, leve ou grave, podendo até levar à morte.

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, é importante o apoio da população não deixando água parada, lavando potes para animais pelo menos duas vezes por semana, mantendo a piscina sempre limpa, não deixando acumular água nos vasinhos de plantas, descartando pneus velhos, permitindo sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial e denunciando focos de mosquito.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS