O Governo do Paraná participa nesta terça-feira (10) de uma ação de mobilização no combate à dengue, na Boca Maldita, no Centro de Curitiba. A iniciativa é uma parceria entre Estado, por meio da Secretaria de Saúde, Casa Civil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, e o Serviço Social do Comércio (Sesc). Ela pretende chamar a atenção para a remoção dos criadouros do mosquito Aedes aegypti em comércios, casas e espaços públicos.

A ação faz parte da campanha Aqui o Mosquito Não Entra, e será realizada das 9h às 11h, com um posto de orientação e um jogo gigante da dengue. A campanha visa a remoção mecânica dos focos do Aedes aegypti, buscando criar uma consciência social de que a eliminação do mosquito está nas mãos de todos, já que até 80% dos criadouros estão localizados em propriedades privadas.

“As medidas de prevenção ajudam no combate da doença. É importante ações que chamem a atenção da população. Parcerias entre instituições são efetivas e essenciais nessa luta e combate ao mosquito”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

De acordo com o último boletim da dengue, publicado na semana passada pela Sesa, dos 374 municípios que registraram notificações de dengue (93,7% do Estado), 309 já confirmaram a doença (77,4%). O informe registra ainda 109.574 casos notificados no Paraná e nove óbitos nesse novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e segue até julho de 2022. Diversas outras ações serão realizadas até o dia 31 de maio nas 22 Regionais de Saúde.

CAMPANHA – A campanha já ajudou a eliminar 147.771 focos e conta com mais de 5 mil participantes.