A exposição Mandela, Ícone Mundial de Reconciliação estreia em Curitiba na terça-feira (3/3) e permanece em cartaz no Museu Municipal de Arte, no Portão Cultural, até 30 de abril. Com entrada gratuita e acesso livre a todos os públicos, a mostra apresenta uma experiência multimídia dedicada ao legado do ativista e político sul-africano Nelson Mandela (1918-2013), apresentando sua relevância histórica, política e simbólica para além da África do Sul.
Realizada pelo Instituto Brasil África, em parceria com a Nelson Mandela Foundation, de Joanesburgo, a exposição integra um projeto internacional voltado à preservação e difusão da memória de Mandela, destacando sua contribuição para a democracia, os direitos humanos e a promoção da reconciliação.
A mostra conta com patrocínio da Itaipu Binacional e apoio da Prefeitura de Curitiba e é composta por 50 painéis fotográficos e uma instalação audiovisual que percorrem momentos centrais da trajetória de Mandela: a formação de valores, o engajamento político, os anos de prisão sob o apartheid, regime de segregação racial, e o papel decisivo que exerceu na transição democrática da África do Sul.
A narrativa expositiva destaca não apenas os marcos históricos, mas também fatos menos conhecidos do público, como a formação em Artes e Direito, o interesse por corridas de longa distância e a prática do boxe.
Responsabilidade coletiva
Para o professor João Bosco Monte, fundador e presidente do Instituto Brasil África, a exposição dialoga diretamente com os desafios do presente. “Trazer o legado de Nelson Mandela para o público brasileiro é também estimular uma reflexão profunda sobre responsabilidade coletiva, tolerância e construção democrática. Sua história nos lembra que a reconciliação não é um ato isolado, mas um processo contínuo que exige coragem, escuta e compromisso social”, afirma.
O curador da exposição, o sul-africano Christopher Till, ressalta a dimensão global do legado de Mandela e sua conexão com o Brasil.
“Mandela é uma referência que ultrapassa fronteiras nacionais. Sua trajetória dialoga profundamente com a história do povo negro no Brasil, com os processos de resistência, formação social e afirmação de direitos. Revisitar esse legado é reconhecer conexões históricas e fortalecer uma consciência coletiva sobre justiça, dignidade e pertencimento”, destaca.
A exposição já passou pelas capitais Brasília (DF), São Paulo (SP) e Belém (PA).
Serviço
Mandela, Ícone Mundial de Reconciliação
Período: de 3 de março a 30 de abril de 2026
Horário: de terça a domingo, das 10h às 19h
Local: Portão Cultural – Sala Célia Lazzarotto (Avenida Rep. Argentina, 3.432 – Portão)
Entrada gratuita, classificação livre


