25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo

A revista britânica The Art Newspaper divulgou o resultado de sua pesquisa anual sobre as exposições mais visitadas no mundo no ano de 2018 e o Brasil aparece na lista com 64 exposições, das quais 14 são do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. O ranking foi divulgado neste mês de abril.

Os dados do Brasil são fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a publicação The Art Newspaper desde 2010. Como interlocutor do jornal com os museus brasileiros, o Ibram traduz e divulga a pesquisa, coleta e envia as informações dos museus participantes para a publicação.

As mostras com maior número de visitantes no museu são: “Arte_Decodificação Cosmológica e Espaços do Desenho – Uiara Bartira”; “Vestidos em Arte – Nus nos Acervos dos Museus de Curitiba”; “Corpos de Fábrica – Obras de Ana Norogrando 2015-17”; “Nomos – Laura Miranda”; “Poemática – Adolfo Montejo”; “Cinco Elementos – Juliane Fuganti”; “Não Está Claro até que a Noite Caia – Juliana Stein”; “Breu – Julia Kater”; “Paisagens Construídas”; “Decantação e Desastres – Ligia Borba e Carina Weidle”; “Experiências do Limite”; “Seleta Crômica e Objetos – Tony Camargo” e “Diálogo Design: Polônia – Brasil”.

BRASIL – Outras instituições brasileiras presentes na lista de exposições mais vistas são os Centros Culturais Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, de Brasília, de São Paulo e de Belo Horizonte; Instituto Tomie Ohtake; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP); Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP); Museu Nacional do Conjunto Cultural da República Honestino Guimarães; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Casa Fiat de Cultura e as unidades da Caixa Cultural de Brasília e de São Paulo.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina.

No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

SERVIÇO
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Marechal Hermes, 999
Curitiba – Paraná
www.museuoscarniemeyer.org.br
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS