Estrelas da música pop, da TV e do automobilismo estão entre os personagens retratados nas réplicas do artesão Tiano, que estão expostas até sexta-feira (18/2) no hall de entrada da Administração Regional da CIC, na Cidade Industrial.  A organização é do Núcleo Regional da Fundação Cultural. A entrada é grátis.

A mostra reúne cerca de 40 bonecos decorativos modelados individualmente por Tiano, novo morador do bairro que sempre gostou de desenhar e há cerca de 15 anos descobriu o talento para criar as peças. “Larguei o que fazia para me dedicar integralmente ao artesanato”, conta Cristiano Rodrigues Zavadaski, que já foi porteiro e zelador e, hoje, aos 47 anos, cria e atende encomendas.

Para colecionar e decorar

A técnica usada para criar os bonecos é a porcelana fria, a massa também conhecida por biscuit. É a partir dela que surgem as peças de 20 centímetros de altura que ornamentam prateleiras de colecionadores, além de compor a decoração de festas temáticas.

Fã do cantor Michael Jackson, de quem fez vários bonecos, o artesão também já reproduziu a Vila do Chaves – o seriado mexicano de humor exibido originalmente entre 1973 e 1980 – com todos os seus moradores. Todos podem ser vistos nesta exposição.

A meta de Tiano, agora, é se estabelecer na Cidade Industrial. “A ideia é abrir um ateliê, onde possa exibir meu trabalho e dar aulas”, conta.