18 C
Curitiba
terça-feira, 23 abril 2024

Feiras de artesanato dos bairros têm 150 vagas; inscrições estão abertas

Instituto Municipal de Turismo (IMT) anuncia a abertura das inscrições para 150 vagas nas Feiras de Arte e Artesanato em Bairros, uma oportunidade para novos artistas plásticos e artesãos apresentarem suas criações ao público. Os interessados podem fazer o credenciamento on-line, que será dividido em dois lotes.

No primeiro lote, as inscrições estarão abertas a partir dessa segunda-feira (26/6) até quarta-feira (28/6), enquanto no segundo lote, as inscrições poderão ser realizadas de 3 de julho a 26 de setembro, para suprir as vagas não preenchidas. É importante ressaltar que as vagas nas feiras não são vitalícias e não podem ser comercializadas.

Os candidatos poderão se credenciar em até duas categorias e serão aceitos apenas produtos de autoria própria, com destaque para o artesanato artístico, manual, cultural e a produção de saberes unificados.

O credenciamento será feito exclusivamente on-line, pelo endereço eletrônico https://curitibacriativa.curitiba.pr.gov.br. Serão preenchidas vagas de artesanato distribuídas em barracas individuais medindo 2 x 2 metros, nas 20 Feiras de Artesanato dos Bairros. Já para a Feira de Arte Luiz Xavier, dedicada às artes plásticas, serão disponibilizados cavaletes individuais com medidas de 2 x 1,5 metro.

Critérios de seleção e vagas

A seleção dos participantes seguirá critérios específicos para cada categoria. No caso do artesanato, serão avaliados itens como execução (características artesanais e técnica), acabamento, criatividade, originalidade, inovação, estética, apresentação e higiene. Já para as artes plásticas, serão considerados critérios como estética, criatividade, originalidade, inovação, execução, acabamento, apresentação e higiene.

No lote 1, serão abertas 150 vagas distribuídas pelos bairros, com destaque para 29 de Março (2 vagas), Água Verde (5 vagas), Bacacheri (20 vagas), Boqueirão (2 vagas), Cajuru (8 vagas), CIC (20 vagas), Fazendinha (10 vagas), Hauer (5 vagas), Jardim Botânico (10 vagas), Passeio Público (5 vagas), Pinheirinho (7 vagas), Portão (5 vagas), Santa Quitéria (7 vagas), Sítio Cercado (4 vagas), Tatuquara Liceu (10 vagas), Ucrânia (10 vagas), Luiz Xavier (15 vagas para artes plásticas) e Zumbi dos Palmares (5 vagas).

Quem pode se inscrever

Podem participar do Edital de Chamamento Público pessoas físicas residentes em Curitiba e Região Metropolitana que cumpram as exigências do edital e também pessoas jurídicas com sede na região que estejam de acordo com as exigências e o Decreto Municipal no 112/2010, art. 18 §3º. O decreto estabelece que não serão permitidos espaços de comercialização para donos de empresas com faturamento anual superior a R$ 60 mil.

Não poderão se inscrever servidores municipais da Administração Direta e Indireta do Município de Curitiba, menores de 18 anos, mais de uma pessoa da mesma família que reside no mesmo domicílio, independentemente do produto a ser comercializado, além dos artesãos que possuem Licença de Funcionamento e fazem parte das comissões de avaliação designadas pela Portaria no 14/2022.

Aqueles que tiverem suas inscrições aceitas serão convocados para uma reunião que ocorrerá no dia 6 de julho, no auditório do Memorial de Curitiba, com o intuito de fornecer mais informações sobre o processo.

Para mais informações sobre inscrições e requisitos, acesse o site https://curitibacriativa.curitiba.pr.gov.br.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS