Ainda dá tempo de surpreender a criançada e até os adultos com os coelhos, pêssankas, cestinhas, ovos e muitos outros produtos artesanais das Feiras Especiais de Páscoa, no Centro. Os dois pontos da Prefeitura, nas praças Osório e Santos Andrade, funcionam até sábado (20/4) e reúnem 72 expositores (59 na Osório e 13 na Santos Andrade).

As cestinhas de pelúcia de coelho são o carro-chefe na barraca da artesã Maria Eli Mendes, na Santos Andrade. “Os pequenos adoram e os pais acabam não resistindo ao pedido dos filhos, pois são cestas muito coloridas”, conta a expositora de São José dos Pinhais (região metropolitana). Ela também confecciona peças lúdicas de decoração, como cenouras de feltro para serem recheadas com chocolate e cabecinhas de coelho que funcionam como móbiles.

Os pijamas com motivos de Páscoa e de personagens dos quadrinhos criados por Ivonete Novais também atraem a atenção das pessoas que passam pela feira da Santos Andrade. “Tenho opções com estampas de coelho, bichos e até uma divertida peça que traz um capuz com orelhas”, conta a artesã com ateliê no Pinheirinho.

Na banca ao lado, as colegas Edina de Oliveira Maia e Kelly Esteves expõem suas criações, entre itens pessoais e de decoração para casa. “Me especializei em toalhas de louça com aplicações e gorros ou tapetes de crochê”, conta Edina. No espaço de Kelly, os porta-bombons para a Páscoa e kits escolares chamam a atenção pelo colorido e brilho. “Há opções com estampas de personagens de desenhos e até de paetês”, observa ela.

Comidinhas

Nas Feiras Especiais de Páscoa da Prefeitura também não faltam barracas com comidinhas de diversas regiões do Brasil e do mundo, como acarajé, bolinho de bacalhau, pierogi, empanadas chilenas e polpeta. Só na Praça Osório são 25 bancas com delícias gastronômicas. Na Santos Andrade, são cinco barraquinhas com alimentos prontos.

Comerciantes de artesanato culinário, como pães, geleias, mel, chocolate e biscoitos, também fazem parte das feiras.


Serviço: Feiras Especiais de Páscoa

Data: Até sábado (20/4)

Locais: Praça Osório e Santos Andrade, no Centro

Locais e horários: Na Osório, fica aberta até sábado (20/4), das 10h às 21h. O ponto da Praça Santos Andrade funciona, no mesmo período, das 10h às 20h.