15.4 C
Curitiba
sexta-feira, 24 maio 2024

Fim de semana em Curitiba tem folia de carnaval, literatura, exposições e cinema

A agenda cultural do fim de semana em Curitiba, no mês de carnaval, não poderia deixar de fora a folia. Tem o bloco Garibaldis e Sacis no Sítio Cercado e, na Praça da Espanha, no Bigorrilho, a festa terá desfile de carros antigos e concurso de fantasia. Para quem prefere um programa mais calmo, tem Literatura, exposições e cinema. Confira a programação.

No sábado (11/2), na região da Praça da Espanha, acontece o Corso Carnavalesco. Às 15h30, uma frota de aproximadamente 50 carros clássicos antigos, enfeitados, partirá pelas ruas da cidade. O desfile é organizado pelo Elas Clube, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, e é um resgate do carnaval da década de 1940. A festa será animada pela Banda Lyra Curitibana. 

Os participantes do Corso percorrerão o trajeto cantando antigas marchinhas carnavalescas e, das janelas dos veículos, lançando confete e serpentina. Na volta, serão premiadas as melhores fantasias e também o carro destaque. 

No domingo (12/2), às 15h, o Garibaldis e Sacis vai colocar o bloco na Rua São José dos Pinhais, entre as ruas Nova Aurora e Lauro Gentil Tavares, no Sítio Cercado. Esse trecho ficará fechado exclusivamente para os foliões brincarem o carnaval com segurança. A Fundação Cultural de Curitiba cuida da produção da festa, que tem apoio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.

Sem folia

Para quem ainda não está no clima de carnaval, a Fundação Cultural de Curitiba tem boas opções. No Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural, três mostras diferentes de artes visuais estão em cartaz: Vermelho, Azul e Tempo Corrente, que ficam abertas das 10h às 19h, até domingo (12/2).

Outra atração em cartaz no MuMA é a Casa de Todos, uma instalação em crochê em forma de casa, com várias atividades gratuitas ligadas à arte crocheteira. A Casa de Todos abre de sexta a domingo, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h.

MPB para bebês

A contação de histórias MPB para Bebês apresenta narrativas infantis e canções da Música Popular Brasileira para a primeira infância. A atividade tem classificação de até 5 anos (acompanhada dos responsáveis) e acontece na sexta-feira (10/2), às 14h, na Casa da Leitura Walmor Marcellino.

No cinema as atrações começam na sexta-feira no Cine Passeio com uma sessão especial às 22h do filme Shortbus. A exibição é única e conta com uma versão remasterizada do longa. 

Também neste fim de semana tem no Cine Passeio duas estreias importantes: Garoto dos Céus e Triângulo da Tristeza. Garoto dos Céus foi um dos finalistas na disputa para uma vaga na Categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2023 e traz uma história inspirada no romance o Nome da Rosa, de Umberto Eco.

Já Triângulo da Tristeza foi indicado em três categorias da premiação: Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Filme e tem atraído muitas críticas positivas.

Outro destaque é a exibição do musical Vitor ou Vitória pelo Cineclube do Atalante na Cinemateca de Curitiba. O longa tem direção de Blake Edwards e se passa em 1934. O filme conta a história de Victoria Grant, uma cantora lírica que articula um plano no qual ela se faz passar por um homem, o Conde Victor – cantor e drag queen de uma voz forte e potente. O filme tem classificação indicativa de 10 anos e será exibido no sábado (11/2) às 16h.

Programação completa do fim de semana em Curitiba

Desfile do Corso
Sábado (11/2)
15h30 (largada) – Praça da Espanha 
R. Cel. Dulcídio – Bigorrilho
Grátis

Garibaldis e Sacis
Domingo (12/2)
15h – Sítio Cercado
Rua São José dos Pinhais, entre as ruas Nova Aurora e Lauro Gentil Tavares
Grátis

MPB Para Bebês
Sexta-feira (10/2), às 14h, na Casa da Leitura Walmor Marcellino
Vila Tecnológica – Bairro Novo B – Rua Lupionópolis, s/nº – Casa 12 – Sítio Cercado
Grátis
Classificação: 5 anos

Exposições no Museu Municipal de Arte
(Avenida República Argentina, 3034 – Portão)
Das 10h às 19h
Grátis

Vermelho: Emerson Persona
Classificação: Livre

Azul: Rossana Guimarães
Classificação: Livre

Tempo Corrente
Classificação: Livre

A Casa de Todos
Sexta e domingo, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 13h
Classificação: Livre

A Mulher na Fotografia Brasileira
Museu da Fotografia
Sexta, das 9h às 18h, sábado e domingo, das 12h às 18h
Solar do Barão: R. Carlos Cavalcanti, 533 – Centro
Grátis
Classificação: livre

Oficina: Experiência artística no atelier de escultura
Memorial Paranista
Sábado (11/2), das 10h30 às 12h
Parque São Lourenço, Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço
Grátis
Classificação: 18 anos

Visitas guiadas no Memorial Paranista
Sábado (11/2), das 15h às 16h
Grátis
Classificação: Livre

Vitor ou Vitória
Cinemateca de Curitiba
R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Sábado (11/2), 16h
Grátis
Classificação: 10 anos

Shortbus
Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)
Sexta-feira (10/2), 22h
Pago
Consulte a programação aqui

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS