16.9 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Governo oferece serviços de saúde na beira da praia

Pelo sétimo ano consecutivo, os veranistas que forem ao Litoral do estado terão acesso a uma série de serviços de saúde na beira da praia. Até o carnaval, três tendas da Secretaria de Estado da Saúde funcionarão em Matinhos (Caiobá), Guaratuba (Praia Central) e Pontal do Paraná (Ipanema – Praça Central), de quinta a domingo, com atendimento gratuito à população.

No local, são ofertados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de exames básicos, como aferição de pressão e teste de glicemia. Profissionais de saúde também estarão à disposição para prestar primeiros socorros a vítimas de acidentes com águas-vivas, bem como tirar dúvidas dos cidadãos quanto à rede pública de saúde, dar dicas de verão e apresentar o trabalho da ouvidoria do SUS.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o objetivo é levar serviços de saúde de qualidade para mais perto das pessoas. “Trata-se de uma iniciativa que deu certo e está sendo mantida nesta temporada. A ideia é facilitar o acesso da população a este tipo de atendimento, disponível apenas nas unidades de saúde”, destacou.

O horário de funcionamento das tendas é das 8h30 às 17h30. No espaço, é possível ainda retirar preservativos e materiais educativos sobre dengue, zika e chikungunya, acidentes com animais peçonhentos, tabagismo, segurança no trânsito, vigilância sanitária, hábitos saudáveis e alimentação.

FACILIDADE – Quem aproveitou a manhã desta sexta-feira (6) para fazer um check-up foi o caminhoneiro Willian Volkmann, do município de Mallet, no Centro-Sul do Estado. Em férias com a família em Matinhos, ele afirma que a facilidade de fazer os exames o motivou a ir bem cedo à tenda. “A gente que tem uma rotina de viagens geralmente não tem muito tempo para ir à unidade de saúde. Quando vi que tinham estes exames aqui, não tive dúvidas, vim logo cedo para não perder tempo”, disse.

Diabético, o curitibano Jair Lemos dos Reis, de 68 anos, foi outro que procurou a tenda da saúde em Matinhos. Ele conta que esqueceu seu aparelho de glicemia em casa, na capital. “Este serviço aqui na praia vai me ajudar muito. Pretendo vir todos os dias, porque não posso ficar tanto tempo sem controlar a glicemia”, disse o aposentado.

E a iniciativa do Governo do Paraná, em oferecer atendimento de saúde na beira da praia, também é aprovada por turistas de outros estados. Morador de Sorocaba (SP), Nelson Alves de Abreu disse que nunca viu algo parecido nas praias de São Paulo. “Trouxe toda a minha família para verificar como anda a saúde. Este tipo de ação deve ser replicada em outras praias, porque é uma excelente maneira de conscientizar as pessoas de que é preciso se cuidar mais”, disse o turista paulista.

Em funcionamento desde o dia 26 de dezembro, a tenda de Caiobá já realizou pouco mais de 360 testes rápidos. Neste período, quatro casos de sífilis foram diagnosticados e encaminhados para tratamento.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de DST, Aids e Hepatites Virais, Francisco dos Santos, os testes rápidos são simples e necessitam de apenas algumas gotas de sangue do dedo da pessoa. Todo o processo leva em torno de 20 minutos e o cidadão já sai com o resultado em mãos, caso esteja portando documento oficial.

“A estratégia de testagem rápida em locais como a praia tem se mostrado uma excelente política pública de saúde. No caso da hepatite, por exemplo, vivemos uma epidemia silenciosa, em que muitas pessoas convivem com o vírus e não sabem, porque a doença pode não apresentar sintomas em um primeiro momento”, declarou o coordenador.

Caso alguma amostra dê positivo, o paciente é orientado e encaminhado imediatamente para iniciar o tratamento na unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS