23.8 C
Curitiba
sexta-feira, 12 abril 2024

Greca e Wellington Dias assinam em Curitiba protocolo “Pacto Brasil Sem Fome”

O prefeito Rafael Greca e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participaram, nesta terça-feira (1/8), da abertura da Oficina Sobre a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades, no Mercado Municipal, no Centro. Durante o evento, eles assinaram o protocolo de intenções “Pacto Brasil Sem Fome”, que visa a colaboração mútua na segurança alimentar em âmbito nacional.

“Não há em nenhuma cidade do Brasil uma política de segurança alimentar como Curitiba e queremos transferir nossa experiêcia para auxiliar o Brasil no combate à fome. Não pode um país tão grande e rico em recursos naturais, deixar com que seus filhos mais vulneráveis não tenham o que comer”, afirmou Greca.

Wellington Dias ressaltou a importância de promover ações efetivas em prol da segurança alimentar em todo o país. “É inspirador ver o trabalho realizado em Curitiba para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a alimentos de qualidade. O Governo Federal está empenhado em fortalecer ações nesse sentido e apoiar os municípios que buscam soluções inovadoras”, disse ele.

Oficina

A Oficina Sobre a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades vai até a próxima quinta-feira (3/8), no Mercado Municipal, e tem o objetivo de aprofundar o debate e a construção coletiva de subsídios para a elaboração da Estratégia Nacional de SAN no espaço urbano.

O evento, que tem apoio da Prefeitura de Curitiba, é organizado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (Opsan/UnB) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

No Brasil, onde cerca de 85% da população vive em cidades, a segurança alimentar e nutricional é um tema de extrema relevância. “Diante dos desafios impostos pela urbanização, garantir acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis torna-se uma prioridade. Nesse contexto, Curitiba se destaca como referência na área e o ministro Wellington Dias veio conhecer de perto as políticas públicas de sucesso implementadas na cidade”, salientou Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Durante a tarde, especialistas, pesquisadores e representantes de municípios e estados avançaram na agenda da Segurança Alimentar e Nutricional, ao participar de discussões e debates com o objetivo de contribuir para a elaboração da estratégia nacional.

Gusi ressaltou ainda a importãncia do evento ocorrer no Mercado Municipal. “A Oficina sobre a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades reafirma a importância do trabalho conjunto entre as esferas governamentais, a sociedade civil e organizações internacionais para enfrentar os desafios impostos pela urbanização e promover o acesso universal a uma alimentação adequada e saudável”, completou ele.

Presenças

Participaram da abertura do evento o vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual da Cidades, Eduardo Pimentel; a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal; a secretária extraordinária de Combate à Fome do MDS, Valéria Burity; a presidente do Consea Nacional, Elisabetta Recine; os deputados federais Elton Carlos Welter e Geraldo Mendes; o deputado estadual, Goura Nataraj;  o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rogério Carboni; o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Marcelo Fachinello; o assessor especial de Articulações Políticas, Lucas Navarro de Souza; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; a procuradora-geral do Município de Curitiba, Vanessa Volpi; o secretário municipal de Finanças, Cristiano Hotz; a representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Luiza Trabuco; e o representante da Secretaria de Inclusão Sócio Econômica do MDS, Alisson Ramon.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS