15.4 C
Curitiba
sexta-feira, 24 maio 2024

Greca lança nova etapa do programa Asfalto Novo para alcançar mais 81 km de ruas em 41 bairros de Curitiba

Mais 160 ruas de 41 bairros das dez administrações regionais de Curitiba vão receber obras de requalificação. O prefeito Rafael Greca deu a largada, nesta sexta-feira (25/11), à nova etapa do programa de recuperação da malha viária, que vai assegurar mais 81 km de asfalto novo a partir de 168 obras, por toda a cidade. Em algumas vias, mais de um trecho será contemplado.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. O investimento nesta etapa será de mais de R$ 104 milhões, com a previsão de abertura de aproximadamente cinco mil empregos de forma direta e indireta.

O ponto de partida dos serviços foi na Rua Ignácio Gbur, no Pilarzinho, cuja intervenção passou pela vistoria técnica do prefeito. Somente no bairro Pilarzinho, serão 12 ruas alcançadas pelas melhorias, com 3.371 metros de asfalto novo.

Com as novas intervenções, a Prefeitura de Curitiba complementa as obras de correção geométrica na região da Cruz do Pilarzinho, inauguradas em março.

“A Ignácio Gbur é uma das 12 ruas que estamos começando a pavimentar na colina da Cruz do Pilarzinho. Com essas vias, a partir do grande programa Asfalto Novo, avançamos em mais 81 km de ruas pavimentadas para o ano que vai nascer, com as obras começando agora em novembro. Serão com essas 168 obras em 41 bairros que vamos começar o ano novo, trabalhando para o bem de Curitiba”, disse o prefeito.

Acompanhado pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, pela administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, e pelos vereadores Mauro Ignácio e Mauro Bobato, Greca foi recebido na obra por moradores da região.

 “Feliz de estar entre os moradores, com os curitibinhas do bairro e com os operários (um grupo de 30 trabalhadores) que nos revelam quantos empregos cabem dentro de uma rua asfaltada”, completou o prefeito.

Rua Ignácio Gbur

Na Rua Ignácio Gbur a obra de manutenção do pavimento vai alcançar 300 metros de extensão entre a Desembargador Hugo Simas e a Maestro Herrmann, na área de abrangência da Regional Boa Vista.

Para a microempreendedora da área da comunicação Joyce Cristie Canova, que há 20 anos tem casa na Rua Ignácio Gbur, a obra terá importante impacto para a região.

“Estamos sendo atendidos com uma obra que era aguardada por todos e vai completar outras melhorias já feitas na região, contou Joyce.

Com a conclusão do novo pavimento na via, nas semanas seguintes, as equipes vão alcançar as demais vias do bairro, sendo Rua Maestro Hermann a próxima.

Ainda dentro do mesmo lote, em outro ponto da cidade, no Capão Raso, começaram nesta sexta-feira as obras na Rua Jaime Rodrigues da Rocha, que receberá as melhorias entre as Ruas Winston Churchill e o final da via.

Programa Asfalto Novo

A nova etapa do programa Asfalto Novo, que já atendeu 719 quilômetros de ruas por toda a cidade, tem quatro lotes, dois deles iniciando as obras ao longo das próximas semanas. Simultaneamente, 84 ruas da cidade estarão com frentes de serviços para a manutenção do asfalto.

No Pilarzinho, por exemplo, serão beneficiadas as ruas Guilherme Braga de Abreu Pires (272 metros), General Álvaro Braga (152 metros), Professor Irland Godoy (395 metros), João Pereira da Silva (491 metros), José Domingos M.de Carvalho (615 metros), Engenheiro Agrônomo Lauro Klas (117 metros), Professor José Moscalewski (537 metros), Leonardo Zillmann (80 metros), Luiz Marcasse ( 80 metros), Cézar Augusto Scandelari (145 metros) e Maestro Herrmann (160 metros).

As obras da nova fase do programa vão acontecer pelo processo de reciclagem, que transforma ruas com asfalto primário em vias com asfalto de boa qualidade. De acordo com o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues, a técnica é eficaz e econômica, pois possibilita o asfaltamento de maneira mais rápida.

“São obras muito aguardadas pelas pessoas e que vão garantir bem-estar e qualidade de vida com os caminhos melhorados. As obras de pavimentação são muito requisitadas pela população e esse novo avanço no programa é nossa resposta aos pedidos feitos pelos curitibanos”, disse Rodrigues.  

Todas as dez administrações regionais da cidade terão bairros alcançados pelas obras da nova fase do programa, que privilegia os locais mais afastados do Centro.

Desde 2017, o programa Asfalto Novo soma 1.497 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.279 ruas da cidade, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.

As ações priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população pelo 156 e Fala Curitiba.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS