12.6 C
Curitiba
sábado, 22 junho 2024

Guarda Municipal e Muralha Digital reforçam a segurança no Carnaval de Curitiba

Quem for curtir o Carnaval de Curitiba vai perceber a presença constante da Guarda Municipal, que já reforçou efetivo nos principais pontos de concentração dos foliões.

Em uma operação especial, a corporação iniciou os trabalhos no dia 4 de fevereiro e deve acompanhar as comemorações espalhadas pela cidade até o dia 20. Cerca de 1,4 mil câmeras da Muralha Digital, o cerco de segurança da Prefeitura de Curitiba, irão auxiliar neste trabalho.

“Com nossas equipes da Guarda Municipal e o auxílio das câmeras da Muralha Digital, estamos trabalhando para que o morador de Curitiba e o turista aproveitem a programação com segurança. Trabalhamos em conjunto com a Polícia Militar e as demais forças de segurança pública”, afirma o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Segundo o comandante da GM de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior, cerca de 420 homens da Guarda Municipal reforçam o esquema de segurança ao longo da programação. “Vamos trabalhar de forma integrada com os núcleos regionais e os grupos especiais da GM para que possamos cobrir a extensa programação no Centro, Setor Histórico e nos bairros da capital”, explica o comandante.

Além da presença física com o policiamento preventivo, a GM também fará atendimento pelo telefone de emergência, 153. Em casos de importunação sexual ou demais ocorrências, denuncie.

Trânsito

Agentes de Superintendência de Trânsito (Setran) também reforçam o trabalho atuando nos bloqueios de vias e na orientação de desvios.

Muralha Digital

A Muralha Digital é composta por um sistema de câmeras de vigilância que cobrem vários locais da capital com grande circulação de pessoas, como praças e cemitérios municipais. Além das câmeras, o sistema também está ligado aos radares de trânsito.

O videomonitoramento realizado pela Muralha se mostrou eficiente para ajudar na prevenção de crimes. Nos locais onde as câmeras estão presentes, foi registrada uma redução de 40% na criminalidade, de acordo com estatísticas da Prefeitura.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS