13.1 C
Curitiba
sábado, 20 abril 2024

Hemepar agradece doadores e informa que estoques de sangue estão regulares

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) emitiu nota na tarde desta segunda-feira (4) agradecendo aos paranaenses que doaram sangue às vítimas do acidente ocorrido no domingo (3), na BR 277, em Morretes. “A solidariedade dessas pessoas fez com que os estoques de sangue atingissem níveis seguros em todo o Estado”, afirma nota.

De acordo com o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, o volume de doações realizadas nesta segunda superou o necessário para atender a demanda do acidente. Em Curitiba, por exemplo, o movimento foi 66% maior que o normal. “Gostaríamos de agradecer a todos que atenderam ao nosso apelo de urgência e informar que a situação já está sob controle”, ressaltou.

384 HOSPITAIS – Atualmente, o Hemepar é responsável por abastecer 384 hospitais com bolsas de sangue e hemoderivados. Para isso, são necessárias cerca de 600 a 700 doações diárias, somando as coletas de todas as 21 unidades da rede. O limite é estabelecido para que não haja desperdício, visto que esses componentes têm curto prazo de validade.

Hatschbach explica que a demanda aumenta em datas comemorativas (carnaval, natal e ano novo) e também quando acontecem acidentes de grandes proporções, como o deste domingo. “Fazemos este tipo de chamada justamente para regularizar nossos estoques em ocasiões atípicas. Contudo, precisamos de doadores fidelizados, que façam pelo menos três doações por ano”, destaca.

Quem quiser doar pode se programar para comparecer durante a semana em uma das unidades do Hemepar. Na capital, o serviço de coleta funciona na Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV.

Durante a semana, a unidade abre das 7h30 às 18h30. No sábado abre das 8h às 18h. O telefone para contato é (41) 3281-4000 e 0800 6454555. Os endereços e horários das demais unidades de coleta estão disponíveis no site www.saude.pr.gov.br

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS