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sábado, 12 outubro 2024

Inaugurada na gestão dos 300 anos, primeira Rua da Cidadania foi notícia nacional

Idealizadas pelo prefeito Rafael Greca na gestão do aniversário dos 300 anos de Curitiba (1993-1996), durante o primeiro mandato dele à frente do Executivo Municipal, as Ruas da Cidadania seguem como referências da descentralização administrativa, com a oferta de serviços municipais e estaduais e também com integração ao transporte.

A Rua da Cidadania do Boqueirão, junto ao terminal do Carmo – primeira a ser entregue –, foi inaugurada em 29 de março de 1995, quando Curitiba completava 302 de fundação. A entrega do equipamento teve ampla repercussão na imprensa nacional, com publicações em jornais de grande circulação no país, como a Folha de S. Paulo e o Jornal do Brasil, este último na coluna do escritor e jornalista Zuenir Ventura que, na ocasião, destacou Curitiba como a Capital do Respeito.  

Nesta gestão dos 330 anos de Curitiba (2021-2024), o prefeito Rafael Greca irá entregar a Rua da Cidadania da CIC, única regional, entre os dez postos avançados da Prefeitura, a não ter sede própria.

A Administração Regional da CIC funciona atualmente na Rua Manoel Waldomiro de Macedo, 2.470, em um imóvel alugado. O administrador regional é Raphael Keiji Assahida. A nova Rua da Cidadania terá como endereço a Vila Nossa Senhora da Luz, o conjunto habitacional mais antigo de Curitiba.

“O posto avançado da Prefeitura na CIC será um equipamento inovador, com foco no reaproveitamento energético e geração de energia limpa e feito com recursos próprios do município. Um conceito do prefeito Rafael Greca que se renova para aproximar ainda mais os serviços municipais da comunidade local. Será um equipamento revitalizador da área central da vila”, afirma o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.

A Rua da Cidadania da CIC vai integrar os equipamentos públicos existentes na região, entre eles o Farol do Saber Frei Miguel Bottacin, o Cras Nossa Senhora da Luz e a Escola Municipal Albert Schweitzer, bem como a estrutura do Centro Cultural CIC. O projeto é Ippuc, desenvolvido pelos arquitetos Mauro Magnabosco e Flávia Florenzano.

Serão 14,5 mil metros quadrados de área construída, dos quais 8,8 mil m² da ala de atendimento da rua, mais subsolo com 5,7 mil para estacionamento e serviços gerais.

De prédios à Rua da Cidadania

Magnabosco é também coautor do projeto original da Rua da Cidadania, desenvolvido em parceria com o arquiteto Fernando Popp, hoje aposentado do Ippuc. A inspiração, segundo o arquiteto, foi do prefeito Rafael Greca, que orientou a mudança em um estudo que estava em curso.

Naquela época, lembra Mauro Magnabosco, os núcleos das secretarias municipais funcionavam separados em casas alugadas nas regionais. Para integrar os serviços foram iniciados estudos no Ippuc, sendo um deles a construção de prédios, um por regional, para abrigar núcleos das secretarias municipais. Outra alternativa aos edifícios que centralizariam os serviços nas regionais, era da delimitação de quadras específicas e a desapropriação de casas para a transformação desses endereços em ruas de serviços municipais, o que se mostrou inviável pelo alto custo envolvido.

“Existia um terreno na Fazendinha, junto ao terminal, de propriedade da Prefeitura. Que tal fazermos lá o prédio de serviços? Foi então que o prefeito Greca sugeriu: ‘Já que não foi possível construir na rua, vamos criar uma rua da cidadania coberta com os núcleos de serviços municipais’”, conta Magnabosco.

BID I

A implantação do primeiro conjunto de Ruas da Cidadania contou com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do Programa de Transporte Urbano de Curitiba BID I. “O projeto da Rua da Cidadania foi apresentado ao então chefe da missão do BID, Charles Wright, que estava na cidade em nome do presidente do banco, Enrique Iglesias, para tratar do pacote de modernização do transporte. Ele aprovou a inclusão no financiamento por conta de a Rua da Cidadania ser um equipamento de integração de serviços ao transporte público”, lembra Mauro Magnabosco.

Foram construídas com recursos do BID e contrapartidas da Prefeitura e da iniciativa privada as Ruas da Cidadania da Fazendinha, Boqueirão, Pinheirinho, Boa Vista, Santa Felicidade e Matriz.

O Programa de Transporte Urbano de Curitiba BID I foi realizado entre os anos de 1995 e 2000, com investimentos da ordem de US$ 232 milhões, com US$149.9 milhões em recursos do BID; US$ 37.4 milhões da Prefeitura de Curitiba e US$ 44.6 milhões da iniciativa privada. O financiamento incluiu, além das Ruas da Cidadania, a implantação de estações-tubo; dos terminais Caiuá, Bairro Novo e Vila Oficinas; a recuperação das canaletas dos eixos de transporte, obras de trincheiras; novas ciclovias; a pavimentação de vias; o Bolsão da BR-116; obras de sinalização, implantação de semáforos e de sistemas de controle e investimento em geoprocessamento para a atualização da Base Cartográfica.

Dos projetos às obras

O primeiro projeto de Rua da Cidadania a ser concluído foi o da Fazendinha, também desenvolvido pelos arquitetos Magnabosco e Popp, porém a primeira obra entregue foi a do Boqueirão.

Os projetos dos demais equipamentos do gênero foram desenvolvidos pela equipe do Ippuc, tendo sido a arquiteta Yuri Hayakawa a responsável pelas ruas do Boa Vista e Santa Felicidade; a arquiteta Neuza Sugai, pela Rua da Cidadania do Pinheirinho; os arquitetos Reginaldo Reinert e Gérson Small, pelo equipamento da Regional Bairro Novo; o arquiteto Fabiano Losso, pela Rua da Cidadania do Cajuru; e as arquitetas Lisiane Vidotto e Flávia Florenzano, pela Rua da Cidadania do Tatuquara. 

Ao final do seu primeiro mandato, em 1996, Greca havia inaugurado as Ruas da Cidadania do Carmo (Boqueirão), Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade e deixado encaminhadas as obras das ruas da Matriz e do Boa Vista, inauguradas no primeiro semestre em 1997. Em 2001 foi entregue a Rua da Cidadania do Bairro Novo; em 2015, do Tatuquara, e em 2016, a do Cajuru.

Ao final desta gestão, o prefeito Rafael Greca, idealizador das Ruas da Cidadania, terá sido responsável pelo encaminhamento e entrega de sete das dez sedes das administrações regionais da cidade.

Documento elaborado pela Diretoria de Informações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) traz endereços e dados das Ruas da Cidadania implantadas e em implantação.

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EDIÇÃO IMPRESSA Nº 123 | SETEMBRO/2024

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