24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Jardim Botânico e Praça do Japão são iluminados de vermelho em junho

Até 30 de junho, a estufa do Jardim Botânico e a Casa Japonesa da Praça do Japão, na divisa dos bairros Batel e Água Verde, serão iluminadas na cor vermelha em referência ao Junho Vermelho, campanha de incentivo à doação de sangue. A campanha acontece simultaneamente nos estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O Junho Vermelho é feito todos os anos pelo Movimento Eu Dou Sangue, de São Paulo.

“Durante o inverno, historicamente, as doações de sangue infelizmente caem muito. É importante que todos tenham consciência e o hábito de doar sangue com regularidade, Afinal, muitas pessoas fazem cirurgia e precisam de sangue constantemente”, afirmou o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel.

Nesta época de inverno, as doações de sangue caem cerca de 30% com relação aos outros meses. No Brasil, menos de 2% da população são doadores, segundo a Pró-Sangue. O ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que esse percentual fique entre 5% e 6%.

“Estamos iluminando os nossos principais cartões-postais para convocar os curitibanos a doarem sangue”, disse o vice-prefeito. A nova iluminação cênica da estufa do Jardim Botânico foi recém-inaugurada pelo prefeito Rafael Greca.

Além da iluminação dos monumentos da cidade, a Prefeitura iniciou a campanha Doe Sangue pelo Esporte, feita pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Durante o mês, um ônibus de coleta móvel do Hemepar passará pelas dez regionais administrativas da Prefeitura.

O Dia Mundial da Doação de Sangue é celebrado em 14 junho.

Requisitos básicos para doar sangue

– Estar em boas condições de saúde.

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

– Pesar no mínimo 50kg.

– Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas).

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação).

– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

– Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas.

– Gravidez

– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

– Tatuagem nos últimos 12 meses.

– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos

– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

– Uso de drogas ilícitas injetáveis.

– Malária.

– Hepatite após o 11º aniversário: recusa definitiva; hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: recusa definitiva; hepatite por medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

 

Intervalos para doação

– Homens – 60 dias (máximo de quatro doações nos últimos 12 meses).

– Mulheres – 90 dias (máximo de três doações nos últimos 12 meses).

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS