23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Mais de 30 mil candidatos realizam prova do vestibular da UFPR; primeira fase teve 12,55% de faltantes

Dos 38.453 candidatos inscritos para o vestibular 2019/2020 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), 6.896 mil faltaram à primeira fase, um percentual de 12,55%. As provas foram realizadas neste domingo (27) em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo, com início às 14 horas  – os portões abriram às 12h40 e fecharam às 13h30. Durante cinco horas e trinta minutos, os vestibulandos responderam 90 questões objetivas.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destaca que a crise pela qual as universidades públicas estão passando não prejudicará a missão de abrir as portas para a juventude. “Apesar das circunstâncias, estamos oferecendo mais vagas para a comunidade neste processo seletivo. Embora tenhamos menos recursos e mais despesas a cada ano, expandimos e queremos que mais pessoas possam estudar aqui, inclusive para realizar os objetivos do Plano Nacional de Educação e promover a inclusão e o acesso ao ensino superior que o Brasil tanto precisa”. O vestibular deste ano oferece 207 vagas a mais do que o último.

Após o fechamento dos portões, o reitor visitou algumas salas de provas e motivou os candidatos. “Os calouros podem esperar formação gratuita, pública e de qualidade nesta instituição. A melhor formação de ensino superior no Brasil existe nas universidades públicas, somos líderes em pesquisa e em inserção social. Os novos alunos terão uma nova vida e esperamos que a universidade signifique novas e muitas oportunidades a eles”.

Vagas e inscritos 

O vestibular 2019/2020 da UFPR oferece 5.628 vagas de graduação para ingresso em 2020 em 127 cursos, considerando opções de turno e habilitações. Do total de vagas, 50% são destinadas à concorrência geral e 50% para quem fez o ensino médio integralmente em escolas públicas, conforme prevê a legislação específica. Essa parcela de vagas é dividida em dois grupos de concorrência: o de candidatos de baixa renda e o de concorrentes com qualquer renda. Esses campos, por sua vez, abrangem listas de concorrência às vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Datas importantes

A convocação dos aprovados na primeira fase para a segunda fase do vestibular será realizada no dia 13 de novembro e as provas da segunda etapa acontecem nos dias 24 e 25 do mesmo mês. No dia 24 acontece a prova de compreensão e produção de textos e no dia 25, as específicas e de habilidades específicas para os cursos de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Filosofia e Música. A data provável para a divulgação do resultado final do vestibular é dia 10 de janeiro de 2020. Todos os resultados serão divulgados no site do Núcleo de Concursos da UFPR e no aplicativo + UFPR.

Por: Superintendência de Comunicação Social da UFPR

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS