23.7 C
Curitiba
quarta-feira, 22 maio 2024

Manhã de saúde, lazer e serviços atrai o público para a Rua da Cidadania

Cerca de mil pessoas passaram pelo festival de serviços da Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, nesta quarta-feira (26/10). Organizado pela Administração Regional para encerrar as comemorações do Outubro Rosa, o evento também funcionou como uma vitrine para algumas ações de rotina oferecidas pela Prefeitura à comunidade.

“A ideia foi reforçar entre o público a importância dos cuidados com a saúde física e mental da mulher e, aproveitando a oportunidade, mostrar como é prático usar esse polo de serviços e produtos, coberto e descentralizado, e disponível para a população há 25 anos”, disse a administradora regional, Rafaela Lupion Cantergiani, referindo-se à Rua da Cidadania. Pelo local circulam, em média, cerca de 2 mil pessoas por dia.

Útil e agradável

Luciane Bérgamo veio do Água Verde até o Centro, a princípio, para visitar uma loja. Parou seu carro no estacionamento da Rua da Cidadania e, na volta, não resistiu: passou na tenda do projeto 100 Mil Árvores, no Sacolão da Família e voltou para casa com uma muda de guabiroba e uma sacola cheia de legumes para o almoço. “Rendeu, viu? Pena que não dá pra ficar mais tempo”, disse.

Frequentadora das aulas de hidroginástica do centro esportivo da Praça Ouvidor Pardinho, no Rebouças, Eva Lucena foi conferir o que o Ônibus Lilás, da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura, estava entregando a quem passava na praça. Ficou sabendo sobre os canais de denúncia e apoio para mulheres vítimas dos diferentes tipos de violência.

“Isso é importante porque, muitas vezes, nem a vítima da violência, nem quem presencia têm noção de que estão diante de uma situação de desrespeito a direitos das mulheres protegidos por lei”, explicou Natália Carvalho, da equipe do órgão.

De tudo um pouco

O evento da Rua da Cidadania da Matriz dirigido às mulheres também ofereceu informações sobre acesso aos exames para diagnóstico de câncer de mama e de colo de útero por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), aferição de pressão arterial e glicemia (para identificar diabetes) oferecidas por uma rede de farmácias em parceria da Administração Regional.

O festival também teve apresentações de dança com alunas de ginástica e dança dos centros esportivos da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) na Matriz.  Na hora do almoço, a Banda Lyra Curitibana encerrou o evento.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS