Promovidas de forma on-line até março devido à pandemia, as capacitações dos microempreendedores individuais (MEIs) de Curitiba voltam a ocorrer presencialmente a partir de abril.

Palestras, workshops e rodadas de negócios para MEIs integram a programação do Vale do Pinhão e são promovidos pelo programa Curitiba Emprendedora da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, responsável pelos Espaços Empreendor nas Ruas da Cidadania.

No dia 13 de abril, será realizado o curso “Preço de venda – Saiba como calcular e obtenha mais lucro para o seu negócio”. A capacitação será ministrada por um consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae Paraná), das 14h às 17h, de forma híbrica, podendo ser acompanhada presencialmente no Engenho da Inovação (Rebouças) ou pela plataforma Microsoft Teams.

Networking é uma das melhores estratégias para um empreendedor criar parcerias e conquistar novos clientes. No dia 20 de abril, das 14h às 16h, ocorre o evento “Encontro de Negócios – Venha fazer networking com a gente”, no auditório da Rua da Cidadania do Boqueirão.

“Será uma boa oportunidade para os participantes mostrarem projetos para outros empreendedores, que poderão ser potenciais fornecedores ou parceiros”, convida Letícia Justus, coordenadora do programa Curitiba Emprendedora e dos Espaços Empreendor.

Os MEIs ainda poderão participar em abril da oficina “Trilha MEI – Mundo Digital”, das 14h às 16h, que irá capacitar quem tem um negócio ainda com pouca presença on-line a construir e monitorar melhor a estratégia de marketing digital para alavancar o negócio. O curso poderá ser acompanhado presencialmente no Engenho da Inovação (Rebouças) ou pela plataforma Microsoft Teams.

Todos os eventos on-line do Vale do Pinhão são organizados pela Prefeitura, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação – pelos programas municipais Empreendedora Curitibana, 1ºEmpregotech, Tecnoparque, Worktiba e Curitiba Empreendedora – e integrantes do ecossistema de inovação da capital, como o Sebrae Paraná.

As inscrições para os eventos começam na sexta-feira (8/4) no portal do Vale do Pinhão.

Espaços Empreendedor

Além de capacitar os MEIs, o programa Curitiba Empreendedora também é responsável pela gestão dos Espaços Empreendedor da Prefeitura. As nove unidades estão localizadas nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Bairro Novo, Santa Felicidade, Boqueirão, Cajuru, Fazendinha/Portão, Pinheirinho, Tatuquara e CIC (confira os endereços).

Além da formalização de MEIs, os Espaços Empreendedor oferecem outros serviços gratuitos. A pessoa pode fazer o encerramento do MEI, a declaração anual e obter informações contábeis sobre a empresa, como débitos em aberto e formas de quitação.

O atendimento presencial é com hora marcada nos Espaços Empreendedor. É preciso fazer agendamento.

Passo a passo para fazer o agendamento de atendimento nos Espaços Empreendedor

  1. Entre no site https://agendaonline.curitiba.pr.gov.br
  2. Acesse o campo “Novo Agendamento” (à esquerda)
  3. Selecione “Agência Curitiba”
  4. Selecione a regional (que trará os endereços de cada Espaço Empreendedor)
  5. Selecione “Atendimento presencial”
  6. Indique o tipo de serviço de atendimento (abertura de MEI, parcelamento e outros)